Três diretores do Sindpol são eleitos para a nova direção da Cobrapol

Por Imprensa (quarta-feira, 30/05/2018)
Atualizado em 30 de maio de 2018

Três diretores do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) foram eleitos para a nova diretoria da Confederação Brasileira dos Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol), garantindo, dessa forma, a disponibilidade à luta estadual e nacional dos policiais civis.

Do Sindpol, foram eleitos o 1º secretário, Bartolomeu Rodrigues, o diretor Financeiro, Carlos José, e o diretor Administrativo, Adriano Gama. Os delegados do XVIII Congresso Nacional da Cobrapol elegeram uma chapa única encabeçada pelo atual presidente André Luiz Gutierrez (PR), além do 1º vice-presidente, Giancarlo Miranda (MS), e do 2ª vice, Alex Galvão (DF). A eleição ocorreu durante o Congresso, realizado nos dias 25 e 26 de maio, em Brasília.

O presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, que também foi um dos delegados, destaca a importância do Congresso para aproximar os representantes de sindicatos dos policiais civis dos outros estados, objetivando discutir a questão salarial e outros direitos, como a luta pela periculosidade e pelo pagamento de horas extras.

Ricardo Nazário revela que o Sindpol tinha cinco dirigentes na Cobrapol e a agora são três. De acordo com ele, a Confederação conquistou a filiação do Sindicato dos Policiais Civis do Rio de Janeiro e de várias federações, aumentando, dessa forma, a disputa por vagas na direção da Cobrapol.

No Congresso, os delegados aprovaram a prestação de contas da Cobrapol e definiram as ações de mobilização pela aprovação da Lei Orgânica, que institui a Carreira Única para a categoria, cuja proposta já foi apresentada ao governo federal. Entre as ações, a realização de um trabalho junto aos parlamentares e políticos, buscando apoio para aprovação da matéria. Foi definida a realização de um cronograma de atividades em todo o país.

O Congresso da Cobrapol também foi um dos mais representativos da história da entidade e é um marco na construção da unidade entre as entidades filiadas e seus representantes para o fortalecimento da Confederação contra o sucateamento da Polícia Civil, contra a falta de efetivo e contra a política de desvalorização da atividade profissional pelos governos estaduais e projetos que tramitam no Congresso Nacional.