Tela tudo exibe Noites de Cabíria em homenagem a Fellini & Giulietta

Por Imprensa (terça-feira, 22/06/2010)
Atualizado em 22 de junho de 2010

O Tela Tudo Clube de Cinema exibe NOITES DE CABÍRIA, obra-prima do cineasta italiano Federico Fellini, às 14h 30 do último sábado do mês de junho, dia 26, no Cine Sesi Pajuçara. A obra é vencedora do Oscar de melhor filme estrangeiro (1958) e também do prêmio de melhor atriz para Giulietta Masina no Festival de Cannes (1957). A versão restaurada inclui a seqüência de sete minutos vetada pela Igreja na época do seu lançamento. É uma oportunidade rara de ver uma das principais obras da parceria artística e amorosa de Fellini e Giulietta em tela grande. A sessão é GRATUITA e tem a parceria do Cine Sesi Pajuçara.

Fellini e Giulietta foram casados (1943-1993) e juntos realizaram obras que marcaram definitivamente a história do cinema, como La Strada (1954), Julieta dos Espíritos (1965), Ginger e Fred (1985), Noites de Cabíria (1957), entre outros. Fellini faleceu no dia seguinte à comemoração dos seus 50 anos de casamento e Giulietta 5 meses após a morte do marido.

Noites de Cabíria (Le Notti di Cabiria)

Giulietta Masina interpreta Cabíria, uma prostituta que ganha a vida nas ruas de Roma em meados dos anos 50. Ingênua, ela sonha com o amor perfeito e acredita na bondade humana, o que a faz sofrer inúmeras decepções. Será que o destino só guarda desencantos para a pobre Cabíria?

O filme é um dos preferidos do cantor Caetano Veloso e o inspirou na composição da belíssima canção Giulietta Masina, gravada pela primeira vez no disco Caetano, de 1987. O cantor também homenageou o cineasta e a atriz com o CD O maggio a Federico e Giulietta, gravado ao vivo em 1999.

Direção: Federico Fellini
Roteiro: Federico Fellini, Ennio Flaiano, Tullio Pinelli, Pier Paolo Pasolini
Ano: 1957
Duração: 117 minutos
País: Itália
Classificação: 16 anos
Elenco:
Giulietta Masina Cabíria
François Périer Oscar D’Onofrio, o contador
Dorian Gray Jessy, namorada de Lazzari
Amedeo Nazzari Alberto Lazzari, o ator de cinema
Aldo Silvani Hipnotizador
Franca Marzi Wanda, amiga de Cabíria
Pina Gualandri Matilda, uma prostituta
María Luisa Rolando Marisa
Loretta Capitoli Rosy
Dominique Delouche Padre, na cena da romaria
Franco Fabrizi Giorgio
Ennio Girolami Amleto

Tela Tudo Clube de Cinema
Criado em 2008, o Tela Tudo é um cineclube que realiza sessões fixas e gratuitas de cinema todo último sábado do mês no Cine Sesi Pajuçara e mostras e intervenções audiovisuais esporádicas pelo estado de Alagoas. Telar tudo não se refere apenas às diferentes superfícies utilizadas como tela para os filmes. A proposta é levar cinema de diferentes gêneros, épocas e temáticas para olhos e lugares diversos, com base nos Direitos do Público. O Tela Tudo Clube de Cinema é filiado ao Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros (CNC).

Serviço:
 NOITES DE CABÍRIA | dirigido por Federico Fellini e estrelado por Giulietta Masina
Quando: SÁBADO, 26 de Junho, às 14h 30 Onde: CINE SESI PAJUÇARA – Rua Doutor Antônio Gouveia, no. 1113 – Centro Cultural Sesi
Quanto: ENTRADA GRATUITA

Informações em www.telatudoclubedecinema.blogspot.com