Suicídio se combate com prevenção
Sindpol divulga informações para prevenção do suicídio

Por Imprensa (sábado, 29/09/2018)
Atualizado em 29 de setembro de 2018

O suicídio é um ato que tem que ser combatido por todos. Neste mês, a população é chamada para participar da campanha de prevenção ao suicídio – Setembro Amarelo. Para prevenção, o Centro de Valorização da Vida (CVV) presta um serviço gratuito. A equipe de voluntários fica disponível para acolher e atender qualquer pessoa que busque apoio emocional, sempre sob sigilo, pelo telefone (188), chat, e-mail ou pelo site www.cvv.org.br.

O presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol), Ricardo Nazário, destaca que as pessoas, que necessitam de atendimento, devem ficar tranquilas porque o anonimato é garantido. “A pessoa terá o atendimento, será aconselhada e terá sua identidade preservada”, esclarece.

Apoio a qualquer momento

Ricardo Nazário também se dispõe a ajudar o(a) policial civil. “Mesmo com as atividades sindicais diárias, em decorrência dos diversos pleitos e luta por direitos ameaçados, afirmo que quem precisar de minha ajuda, pode contar comigo, que deixarei todas as atividades para conversar com o(a) policial civil”.

Causas

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que 90% dos casos de suicídio estão associados a distúrbios mentais, entre eles, a dependência de álcool e a depressão.

Situações de separação, divórcio, luto recente, solidão, desemprego, mudança ou perda recente de trabalho, problemas escolares ou laborais, doença grave ou crônica e dependência de drogas e álcool podem, efetivamente, resultar numa resposta negativa e conduzir ao suicídio. Isso pode ser uma associação de um alto grau de desesperança a uma grande incapacidade de resolver problemas. Uma das formas de prevenir é dialogar, falar e expor as possibilidades de prevenção, tratamento e acompanhamento.

O CVV revela que, normalmente, o suicídio é equacionado como a forma de acabar com uma dor emocional insuportável causada por variadíssimos problemas, sendo frequentemente considerado como um pedido de ajuda. Por isso, o suicídio não pode ser um tabu, mas um tema para debatido e combatido.

Dados de suicídio

Todos os dias, 3 mil pessoas no mundo cometem suicídio. No Brasil, dados do Ministério da Saúde revelam que, entre 2011 e 2016, 62.804 pessoas tiraram a vida, sendo 79% delas homens e 21% mulheres. Desde 2012, que a taxa de suicídio em brasileiros de 15 a 29 anos subiu quase 10% de acordo com dados do Mapa da Violência, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Na capital alagoana, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) revela que, no período de 2015 a 2018, 146 pessoas morreram por suicídio. Em todo o estado, já são mais de 540 registros. Entre 2017 e 2018, cinco policiais militares cometeram suicídio em Alagoas.

Com informações: CVV, artigo Ana Celeste – via Sapo, Gazetaweb, Sindpol-AL.