Sindpol trata de reivindicações dos policiais com presidente do Tribunal de Justiça

Por Imprensa (sexta-feira, 18/02/2011)
Atualizado em 18 de fevereiro de 2011

A diretoria do Sindpol se reuniu com o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargador Sebastião Costa Filho, na quinta-feira (17), para tratar das ações judiciais de revisão salarial que se encontram paradas no Poder há mais de dez anos, além do impedimento de greve.

No encontro, o vice-presidente do Sindpol, Josimar Melo, também solicitou o apoio do presidente do Tribunal na pauta de reivindicações dos policiais civis junto ao governo do Estado, em destaque, o piso salarial de 60% do valor da remuneração dos delegados de Polícia.

O sindicalista destacou o alto índice de violência no Estado e a desmotivação da categoria, e fez um comparativo com o Estado de Sergipe, que tem a Polícia mais eficiente do país, mas que o governo sergipano investiu nas condições salariais da categoria naquele estado.

O presidente do tribunal se comprometeu em ser interlocutor junto ao governo do Estado da reivindicação salarial da categoria. Ele também vai designar um o juiz auxiliar Diógenes Tenório para fazer um levantamento dos processos da entidade sindical. Quanta às decisões sobre as ações judiciais, o desembargador orientou que continuasse a defesa técnica dos processos.

O Sindpol está reivindicando as ações de correção do Índice Geral de Preços do Mercado (IGPM) de 1998 a 2002, que dá um total de 89%; a ação que pede a variação do Índice de Preços ao Consumidor do Real (IPC-R) de 10,8%, além das ações de datas-bases de 2001 a 2005, acumuladas em 37,2%.

Participaram da reunião o diretor Jurídico do Sindpol, Stélio Pimentel Junior, o diretor da Cobrapol, José Carlos Fernandes Neto, e o vice-presidente do sindicato, Josimar Melo, o advogado do sindicato Mauro e o membro do Conselho de Ética, Charles Alcântara.

O Sindpol enviou ofício solicitando audiência ao presidente do Tribunal para o mês de março para continuidade as discussões das reivindicações.