Sindpol solicita que Delegacia de Penedo se transforme em Casa de Custódia

Por Imprensa (quarta-feira, 27/10/2010)
Atualizado em 27 de outubro de 2010

Sindicato reivindica que Estado providencie nova instalação para a delegacia

O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) se reuniu com o juiz e o promotor de Penedo, no dia 13 de outubro, para tratar de soluções quanto à superlotação de preso e às precárias condições de trabalho na Delegacia Regional da cidade.

No encontro, o juiz titular José Braga Neto disse que não sabe como os policiais ainda conseguem manter a ordem no local e ressaltou que, devido às precárias condições de segurança na regional, muitos dos detentos continuavam lá porque não querem fugir. O magistrado também informou que vários pedidos de transferência de preso seus foram negados pelo sistema prisional.

O presidente em exercício do Sindpol, Josimar Melo, defendeu que a proposta do sindicato é transformar a regional em Casa de Custódia com a gestão do sistema prisional, e que o Estado providencie uma nova instalação da delegacia para os policiais e população.

O diretor Jurídico, Stélio Pimentel, destacou que o Sindpol está procurando o apoio de todas as forças públicas para que a proposta seja implantada.

Além das condições estruturais, o sindicato deu conhecimento de que a Delegacia Geral não oferece um programa voltado a atender a saúde dos policiais, e muitos acabam adoecendo, com depressão, alcoolismo, entre outras doenças ocupacionais. O vice-presidente do Sindpol, Edeilto Gomes, citou o caso do policial civil que foi expulso da instituição quando seu processo transcorre na Justiça, e o mesmo precisa de cuidados médicos.

Promotor informa que MP fará reunião para encontrar solução

O Sindpol também se reuniu com o promotor de Justiça da cidade Citeal Jones Lins. Ele informou que procurador geral de Justiça Alagoas, Eduardo Tavares, fará uma reunião ainda esta semana para tratar das condições precárias da delegacia regional, constante rebeliões e fugas de presos.

O promotor se mostrou sensibilizado e disposto a encontrar uma solução para a categoria. O vice-presidente, Josimar Melo, defendeu que a delegacia fosse transferida para novo local e que a regional fosse transformada em Casa de Custódia sob a gestão do sistema prisional.

Essa proposta entrará na pauta da reunião do Ministério Público. O promotor irá informar a entidade sindical o dia da reunião para que o sindicato possa participar.

Condições

Atualmente, são mais de 50 presos na Delegacia Regional. Diariamente, apenas dois ou três policiais ficam responsáveis pelo atendimento à população e segurança do local. Número insuficiente para a quantidade de detentos.

De acordo com as informações não oficiais, a Regional de Penedo é a delegacia que se tem maior número de registro de fuga de presos do Brasil.

Interdição

A juíza Francisca Arlinda de Oliveira Almeida proferiu despacho em 2007 determinando a transferência dos presos recolhidos à delegacia de policia e a interdição do local, que até hoje não foi colocado em prática.