Sindpol presta assistência a policiais civis que sofrerem assédios sexual e moral

Por Imprensa (terça-feira, 3/07/2018)
Atualizado em 3 de julho de 2018

A novela Segundo Sol está debatendo um tema que ainda é tabu na Polícia Civil – o assédio sexual. Interpretada pela atriz Nanda Costa, na personagem da Maura, que realiza o sonho de entrar na Polícia Civil, mas é assediada pelo delegado Viana.

Na novela, os colegas de trabalho ainda apostam um ‘bolão’ com o delegado para ver quem seria o primeiro a ficar com a recém-policial. Maura passa por vários constrangimentos e recebe ajuda do colega Ionan. Mesmo sendo um caso de ficção, exposto em uma trama na televisão brasileira, a situação não foge à realidade, infelizmente, a maioria dos casos não é denunciada.

O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) já realiza um trabalho de esclarecimento aos policiais civis sobre os assédios moral e sexual, inclusive publicou a cartilha “Assédio Moral Dentro da Polícia Civil, é Crime!”.

O presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, destaca que os policiais civis, vítimas de assédios sexual e moral, devem procurar a sede do Sindpol. “É importante que o policial civil faça a denúncia”, revela, acrescentando que o setor Jurídico do Sindpol irá orientar os policiais civis quanto ao seu direito e sua defesa nessas situações, com acompanhamento pelo Sindicato

Na cartilha, publicada no site do Sindpol (www.sindpolalagoas.com.br), o policial civil tem acesso à informação sobre como colher provas. Veja abaixo:
1 – Anote dia, hora e local dos fatos sempre que ocorrem.
2 – Evite conversar com o agressor sem testemunhas. Tenha outros colegas sempre que possível. Pessoas externas ao ambiente de trabalho e que presenciaram as agressões também são importantes (anote nome, endereço e telefone para contato).
3 – Exija por escrito explicação do ato agressivo e permaneça com cópia.
4 – Realizar gravações de áudios e vídeos.
5 – Guarde papéis, fotografias, e-mails, prints de materiais postados nas redes sociais (Facebook, Instagram, Whatsapp outros) e objetos que possam servir como prova durante a apuração das denúncias.