Sindpol orienta para a prevenção do câncer de próstata
Novembro Azul

Por Imprensa (sexta-feira, 9/11/2018)
Atualizado em 9 de novembro de 2018

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens e o segundo maior causador de morte no país do sexo masculino. Diagnosticar a enfermidade em fase inicial possibilita que o tratamento tenha êxito em 9 entre 10 casos. O Sindicato dos policiais civis de Alagoas – Sindpol orienta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

De acordo com Instituto Nacional de Câncer – Inca, estima-se que neste ano no Brasil devem ocorrer 68.220 casos. Em Alagoas, o órgão prevê 633 novos casos até o fim deste ano. No País, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Inca.

O que é a próstata?
É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

Sintomas:
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:
• dor óssea;
• dores ao urinar;
• vontade de urinar com frequência;
• presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Prevenção e tratamento:
Homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).
Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.

Fontes: Sociedade Brasileira de Urologia