Sindpol intensifica campanha salarial e inova com a luta pela implantação da Lei Orgânica

Por Imprensa (segunda-feira, 2/09/2019)
Atualizado em 2 de setembro de 2019

“Quem reduziu os homicídios merece ser valorizado” é o foco da campanha salarial do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) que ganha as ruas do Estado de Alagoas a partir desta segunda-feira (02), objetivando sensibilizar o governador quanto à importância da valorização dos agentes e escrivães de Polícia.

Graças à dedicação e desempenho dos agentes e escrivães, Alagoas conquistou 26,5% de redução dos homicídios, comparado aos anos de 2017 com 1922 pessoas assassinadas e 2018 com 1519 pessoas. O presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, chama a atenção para implantação da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil em 2018. Com o trabalho da categoria, 403 vidas foram salvas nesse ano.

O Sindpol já entregou ao Governo de Alagoas a pauta de reivindicações com 12 itens, entre os principais, o aumento do piso salarial, a Lei Orgânica da Polícia Civil, a periculosidade, a revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Subsídios (PCCS) da Parte Permanente e verba de vestimenta.

O Sindpol vem solicitando ao governador Renan Filho e aos secretários de Segurança Pública e de Planejamento e Gestão reunião para dar início às negociações. Os policiais civis amargam perdas inflacionárias de 16% acumuladas no governo. A categoria também recebe o quarto pior piso salarial do Brasil. Além disso, os delegados de polícia tiveram a valorização de 29% de aumento.

Lei Orgânica da Polícia Civil: eficiência e economia
A proposta de Lei Orgânica da Polícia Civil, aprovada pelos policiais civis, inova a Polícia Civil alagoana com eficiência, modernização e economia ao Estado de Alagoas.

Atualmente a Polícia Civil é regida pelo Estatuto da Polícia Civil de 1976 que está desatualizado em relação à Constituição Federal de 1988, aos códigos brasileiros e legislações. Para o Sindpol, o atual Estatuto só serve para punir os policiais civis.

A Lei Orgânica prevê carreira única, possibilitando a ascensão dos policiais civis, considerando o tempo de serviço, qualificação acadêmica e realização de cursos.