Sindpol homenageia policial civil aposentado que completará 100 anos

Por Imprensa (quinta-feira, 14/12/2017)
Atualizado em 14 de dezembro de 2017

O presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol), Ricardo Nazário, homenageou o policial civil aposentado Manoel Costa dos Santos que completará 100 anos em 7 de março de 2018. Tudo indica, que ele é o mais velho policial civil do Brasil.

Os filhos Moezio Costa Santos de Vasconcelos, professor de Direito da Ufal, e Maebal de Vasconcelos Costa dos Santos, presidente da Federação Alagoana de Atletismo, revelaram que o seu pai preza pelo sindicato.

Seu Manoel Costa ficou muito emocionado com a presença da diretoria do Sindpol por estar sendo lembrado. Destacou as várias lutas travadas pelo sindicato nesses anos de sua vida, enfatizando que se todo policial soubesse da importância do sindicato, sempre estaria junto ao Sindpol.

Disse também que se o governador fosse consciente, concederia melhores condições salariais aos policiais civis, que arriscam a sua vida constantemente, e não estão recebendo conforme sua função.

Bastante humorado, disse que está na idade de menino. Os filhos dizem que ele é tranquilo, mas se for ofendido, não guarda rancor, desabafa.

Ao longo do seu caminho profissional, seu Manoel também foi o primeiro diretor de Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) em Alagoas.

Ele foi nomeado em 19 de julho de 1945, ainda na Guarda Civil, sendo aposentado em 22 de outubro de 1988, após 43 anos de polícia. “Sempre trabalhei de forma honesta na Polícia Civil. Com humildade, consegui formar todos os meus filhos”, orgulha-se.

Ricardo Nazário destacou que é uma honra homenageá-lo, e entregou o troféu em homenagem ao policial civil pelos seus quase 100 anos de dedicação à Polícia Civil.

Revisão dos proventos

O presidente do Sindpol informou sobre a Lei Estadual Nº 7.780, de 22 de janeiro de 2016, que trata da revisão dos proventos — um direito conquistado na luta dos policiais civis de Alagoas.

O diretor de Esporte do Sindpol, Fernando Amorim, explicou os documentos necessários para a revisão como a Ficha funcional na Alagoas Previdência, a Certidão de Tempo de Classe no Recursos Humanos da Delegacia Geral da Polícia Civil, o Ato da Aposentadoria, o contracheque e documentos pessoais como CPF, Carteira de Identidade, comprovante de residência. Fernando Amorim solicitou também que fosse ao Sindicato para mais informações.