Sindpol entrega pauta de reivindicações dos PCs ao secretário executivo da SSP

Por Imprensa (quinta-feira, 8/08/2019)
Atualizado em 12 de agosto de 2019

O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas – Sindpol se reuniu com o secretário executivo de Políticas da Segurança Pública de Alagoas, delegado Manoel Acácio Júnior, na quarta-feira (08), para entregar a pauta de reivindicações dos policiais civis e buscar apoio para intermediar um canal de negociação com o governo do Estado.

O presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, explicou ao secretário que o sindicato está em mobilização salarial. A entidade sindical já encaminhou vários ofícios ao governador Renan Filho, ao secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Fabrício Marques Santos, mas até o momento não obteve resposta.

Pauta de reivindicações
Ricardo Nazário pontuou ao secretário os itens da pauta de reivindicações, afirmando saber que certos pontos não poderia ser tratado com o secretário, mas tem itens que podem, como a implantação do Serviço Policial Voluntário (SPV), incluindo os aposentados. De acordo com o dirigente, o governo divulgou na imprensa que iria implementar aos policiais civis, já que algumas categorias já têm o benefício, mas não obteve avanço. “Com a inflação retirando uma parte do salário dos policiais, todo incremento é motivador”, explica o presidente.

Outra pauta discutida foi a verba de vestimenta. O presidente explicou que conseguiu uma emenda parlamentar no valor de R$ 2 milhões destinado à aquisição de vestimenta com o deputado estadual Gilvan Barros Filho. “O dinheiro chegou a ser depositado na conta da Polícia Civil, mas por questões técnicas, ainda não foi implementada”.

O dirigente destacou que paralelamente também foi concretizada com a Delegacia Geral para a realização de decreto como da Polícia Militar para verba de vestimenta. Esse decreto está em trâmite legal.

O vice-presidente do Sindpol, Jânio Barbosa, destacou que o Sindpol mantém um bom relacionamento com a Delegacia Geral, mas há dificuldade com os secretários da Seplag e da Sefaz. “Queremos uma Mesa de Negociação para a melhoria da Segurança Pública, objetivando dialogar, não queremos radicalizar”.

A importância da Lei Orgânica da Polícia Civil também foi debatida na reunião. O presidente destacou que haverá na sexta-feira (09), uma assembleia com a categoria para tratar da apreciação e aprovação da Lei. E logo após, dia 15/08, uma reunião com Delegado geral.

As situações precárias das delegacias, problemas com os Cisp’s e concurso público, também foram assuntos indagado pelo presidente do Sindpol.

O secretário demonstrou ser favorável a pauta dos policiais civis, e confirmou que algumas reivindicações, ele irá dá celeridade, porém a pauta de reajuste salarial, depende da Seplag e do Governo do Estado.

De acordo com presidente do Sindpol, a reunião foi muito positiva, diante do comprometimento do secretário em ajudar também no canal de negociação e na pasta da Segurança Pública.

Do Sindpol estavam presentes na reunião, além do presidente e o vice, o vice-Diretor Financeiro Charles Alcântara de Medeiros, e o 3° Conselheiro de Ética Etélio Charles Malta de Pontes.