Sindpol e Sindepol tratam de excesso de presos nas delegacias com juiz José Braga Neto

Por Imprensa (segunda-feira, 18/09/2017)
Atualizado em 18 de setembro de 2017

O presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol), Ricardo Nazário, e o delegado Leonardo Assunção do Sindicato dos Delegados de Alagoas (Sindepol) se reuniram nesta sexta-feira (15), com o juiz da Vara de Execuções Penais, José Braga Neto, para tratar do excesso de presos nas delegacias.

Buscando encontrar soluções em conjunto, o presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, explicou ao juiz a situação do excesso de presos nas delegacias, que está ainda pior depois do fechamento da Casa de Custódia do Jacintinho de algumas delegacias regionais sem planejamento.

Na reunião, o delegado Leonardo Assunção relatou a situação na Central de Flagrantes, destacando o excesso de atribuições dos policiais civis, a custódia de presos, a audiência de custódia, a remoção de presos, entre outros.

Outro assunto abordado na reunião foi o risco que o policial sofre com a custódia de presos nas delegacias e a fragilidade do efetivo. “Quando ocorre algum problema com presos, o policial sempre é responsabilizado”.

Questionado pelo presidente do Sindpol sobre o presídio de segurança máxima, construído no ano passado, e que ainda não foi inaugurado pelo Governo do Estado, o juiz revelou que o presídio já está ocupado e superlotado com quase 800 presos.

O juiz acrescentou que todo sistema prisional está superlotado, mesmo assim, disponibiliza vagas todas as semanas ao Delegado Geral. Porém, admite que a construção de Casas de Custódia seriam a solução para a retirada dos presos nas delegacia, e assim os policiais civis poderiam exercer suas atividades de investigação.

Ricardo Nazário irá procurar o Secretário de Segurança Pública, Lima Júnior, para se inteirar da situação das reformas das Casas de Custódia tanto da Capital e como no interior.

Para o presidente do Sindpol, a reunião foi positiva. “O juiz Braga Neto manifestou estar aberto ao Sindpol e ao Sindepol para que juntos  possamos buscar soluções em relação a presos nas delegacias”.

5f2108f3-28ad-47c5-b16e-5cbe92aaebcb f915f605-6015-47b9-a7bb-e0b43d8d5a1a