Sindpol denuncia que Maceió ficará sem segurança durante o período eleitoral

Por Imprensa (sexta-feira, 1/10/2010)
Atualizado em 1 de outubro de 2010

O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) foi informado pela categoria que as delegacias de Maceió ficarão, nos dias 1, 2 e 3 de outubro, com apenas um policial plantonista.

A maioria dos policiais civis foi convocada para trabalhar no interior de Alagoas durante o período eleitoral, deixando Maceió, que é capital mais violenta do país (o Mapa da Violência do Instituto Sangari divulgou que o número de homicídio chega a 97,4 para 100 mil habitantes) sem segurança.

O diretor Financeiro do Sindpol, Antonio Zacarias, destaca que isso significa que o policial não terá direito sequer a um horário para alimentação. “Como os gestores públicos deixam uma cidade como Maceió totalmente desguarnecida durante três dias seguidos. É preciso de um bom senso intelectual para entender que segurança pública, principalmente, no Estado de Alagoas, onde ela se encontra falida, é coisa séria, embora isso não tenha sido a prática desse governo. Infelizmente, o policial civil e a sociedade são, mais uma vez, penalizados por `planejamentos’ que não são discutidos com a categoria e a população, mas tidos como verdade absoluta, o que tem levado ao caos a segurança no Estado”, apontou.

O policial, que tem o dever de proteger a sociedade e compromisso de zelar pelo patrimônio público, não terá condição nenhuma para atender a população e nem poderá zelar por sua segurança e segurança da repartição pública.

O Sindpol também está cobrando posição da Delegacia Geral sobre o deslocamento dos policiais civis para o interior de Alagoas nas eleições. A diária, que o Estado concede, apenas cobre a despesa com deslocamento urbano, mas não com os deslocamentos intermunicipais. O Sindpol cobra que a Delegacia Geral providencie meio de transporte aos policiais civis.