Sindpol denuncia condições insalubres nas delegacias da região norte

Por Imprensa (terça-feira, 8/03/2016)
Atualizado em 8 de março de 2016

O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) visitou várias delegacias da região norte de Alagoas, detectando precárias condições de trabalho e insalubridade nos locais. O 2°vice-presidente do Sindpol, Carlos José, e o Delegado Sindical Carlos Jorge da Rocha estiveram nas delegacias de Flexeiras, Joaquim Gomes, Colônia Leopoldina, Porto Calvo, Maragogi, São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras, Matriz de Camaragibe, Passo de Camaragibe e São Luiz do Quitunde.

Nas delegacias, foram encontrados teto com vazamento de água das chuvas, carência de efetivo de policiais civis, infiltrações e rachaduras nas paredes, portas quebradas e com cupins, cadeiras velhas com almofadas rasgadas, condicionadores de ar quebrados, precárias estruturas elétrica e hidráulica, alojamento inadequada com mofos nas paredes. Há materiais de apreensão entulhados, como motos, carros e outros objetos que acumulam poeiras e tornam o ambiente propício para pragas como escorpiões, mosquitos, ratos e outros insetos. As mobílias são velhas e inapropriadas para ergonomia dos policiais civis. Também foi flagrante o desvio de função dos policiais civis, que deveriam trabalhar apenas na sua função constitucional, que é a investigação, para estarem responsáveis pela custódia de presos.

Em Porto Calvo, o policial civil revelou que chegou a passar até 12 horas para levar um preso devido à falta de vaga do sistema prisional. A delegacia regional de Matriz não está recebendo detentos por conta da interdição da carceragem. Essa delegacia passou por reformas, mas que não foram suficientes para atender as exigências da Justiça e suspender a determinação a interdição. Há infiltrações nas paredes e problemas estruturais. Na regional, existem 10 presos da cidade.

A delegacia de São Luiz do Quitunde também continua em precária condição estrutural, apresentando paredes com infiltrações, portas velhas e com cupins, entre outros problemas.

Em Maragogi, os condicionadores de ar estão com defeitos. Há infiltrações na parede. O alojamento possui cama quebrada. A estrutura da delegacia é precária e não está adequada para atender as necessidades de uma cidade turística, conhecida internacionalmente, como é Maragogi.

Em São Miguel dos Milagres, o Sindpol encontrou muito material de apreensão dentro da delegacia, que cria um ambiente sujo e insalubre para policiais e população. A única viatura é um Chevrolet Blazer de 2003 em precárias condições de funcionamento. A mesma situação foi verificada na Delegacia de Passo de Camaragibe com problemas estruturais na rede de esgoto, em que os resíduos ficam a céu aberto, e as paredes com mofos e rebocos caindo. As repartições estão sem condicionadores de ar.

Em Joaquim Gomes, a delegacia regional possui quatro presos distribuídos em duas celas precárias e insalubres.

Colônia
A situação da delegacia de Colônia de Leopoldina é caótica. São 11 presos em uma área sem estrutura com problemas hidráulicos, sem ventilação e temperatura elevada. Eles reclamam da falta de água, da alimentação e da justiça.

O Sindpol se reuniu com Juiz da Vara de Colônia, Gilvan de Santana Oliveira, para tratar da interdição da delegacia. Na segunda-feira (07), o juiz informou decidiu pela interdição da carceragem, determinando um prazo de 48 horas pela retirado dos detentos.

Medidas
As condições estruturais precárias colocam em risco à integridade física e saúde dos policiais civis, da população e dos detentos. O Sindpol está cobrando da Delegacia Geral, da Secretaria de Segurança Pública, do Tribunal de Justiça, do Ministério Público e do Conselho de Segurança Pública as medidas cabíveis para resolver os problemas das delegacias dessa região.

Assembleia geral
Nas visitas às delegacias, os dirigentes do Sindpol divulgaram a realização da assembleia geral com indicativo de greve que ocorrerá no dia 14 de março, a partir das 13 horas, no auditório do Sindicato dos Urbanitários.