Sindpol constata a realização da ação de prevenção à saúde dos PCs na Delegacia Geral

Por Imprensa (quinta-feira, 22/11/2018)
Atualizado em 22 de novembro de 2018

O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) constatou a realização da ação de prevenção à saúde dos policiais civis na Delegacia Geral, no horário da manhã desta quinta-feira (22), que atendeu parte da solicitação do Sindicato à Secretária Estadual de Saúde (Sesau).

A ação na Delegacia Geral foi motivada após a divulgação de várias denúncias do Sindpol sobre o alto índice de falecimento de policiais civis da ativa em decorrência de problemas de saúde, tendo em vista a sobrecarga de trabalho devido à carência de efetivo. De 11 policiais civis mortos neste ano, seis foram de infarto cardíaco. Em quase quatro anos, 36 já falecerem por problemas de saúde.

Na instituição policial, foram realizadas a vacinação de tétano, hepatite e tríplice viral; aferição de pressão arterial; verificação de glicemia; testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C; avaliação antropométrica com orientação, consultas médicas e confecção do cartão SUS.

Solicitação
O Sindpol havia encaminhado Ofício nº 201/2018-SINDPOL-AL, solicitando ao secretário Estadual de Saúde, Christian Teixeira, uma campanha de prevenção e intervenção à saúde dos policiais civis de Alagoas. Em contato com o presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, o Núcleo de Atenção Saúde Servidor, da Sesau, solicitou o quantitativo de policiais para iniciar a campanha na sede do Sindpol.

No expediente à Sesau, o Sindpol havia solicitada a realização de outros exames à campanha de prevenção básica, como ecocardiograma e eletrocardiograma; hemograma completo, colesterol total, colesterol LDL e HDL, triglicerídeo, ureia e creatinina.

O presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, destaca que o Sindicato manterá a política de prevenção à saúde e de qualidade de vida dos policiais civis. “A Sesau informou que vai atender o pleito da categoria a pedido do Sindicato”, revela.