Sindpol cobra o IPCA mais ganho real no 1º de Maio. Participe!

Por Imprensa (terça-feira, 30/04/2019)
Atualizado em 30 de abril de 2019

O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) participará do ato público pelo 1º de Maio, Dia Internacional dos Trabalhadores, nesta quarta-feira. Organizado pelas centrais sindicais, a concentração ocorrerá no início da Praia da Pajuçara (antigo CRB), a partir das 9 horas.

A mobilização tem como eixos a luta pela aposentadoria e contra a PEC 06/2019, em defesa dos empregos dos direitos trabalhistas e por salários dignos.

O presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, ressalta que as entidades poderão levar suas bandeiras. Neste ano, o Sindpol vai com a bandeira de luta pelo IPCA mais ganho real que o Governo do Estado, até o momento não se manifestou em conceder aos servidores públicos.

“As centrais sindicais não podem ficar inerte diante do avanço da retirada de direitos, que foram conquistados com a luta dos trabalhadores. Não vamos aceitar a ameaça de retirada de direitos sem luta”, destaca Ricardo Nazário.

O Dia Internacional dos Trabalhadores é uma data simbólica em todo o mundo por representar a luta da classe trabalhadora contra a exploração e por condições dignas de vida. O objetivo da mobilização é dar mais um passo na luta contra o fim do direito à aposentadoria e a destruição da Previdência Social no país.

*Os prejuízos com a reforma*

A proposta do governo federal define idade de aposentaria de acordo com a expectativa de vida, pondo fim a aposentadoria especial dos policiais civis. A nova regra exigirá 55 anos de idade com elevação sempre que houver o aumento da expectativa de sobrevida da população brasileiro, sendo 25 anos de contribuição para mulher e de 30 anos para homem (com 15 anos na atividade estritamente policial para mulher e 20 anos para homem) com elevação do tempo de atividade policial a partir de 2020. Na legislação atual, não há idade mínima para aposentadoria dos policiais.

Com a reforma, as pensionistas só receberão 50% da pensão, e os dependentes menores receberão 10% cada. O presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, alerta que essa medida prejudicará a família do policial civil, que não terá o padrão de vida e as mesmas garantias do policial em vida.

A PEC 06/2019 aumenta provisoriamente a alíquota de contribuição dos servidores públicos para 14% no prazo de 180 dias, adotando o escalonamento do Regime Geral de 22%, dependendo da faixa salarial do servidor público.