Sindpol aponta a união como resultado de conquistas

Por Imprensa (terça-feira, 22/03/2011)
Atualizado em 22 de março de 2011

Os policiais civis aprovaram dar novo prazo ao Delegado Geral da Polícia Civil, Marcílio Barenco, para definição salarial junto ao governo do Estado. Nesse momento de mobilização, o presidente do Sindpol, Carlos Jorge da Rocha, intensifica a luta através da união da categoria.

A história de luta dos policiais civis mostra que todas as conquistas foram resultado da mobilização e da união da categoria. No Governo Teotônio Vilela, os policiais civis mantiveram o reajuste de 40% (equiparação) concedida pelo governo Lessa; e conquistaram o reajuste salarial de 36,7%, a aposentadoria especial, o fim da escala comercial, entre outras, através de atos públicos e deflagração de greve.

O Sindpol batalha pela melhoria salarial. No congresso estadual da categoria, foi aprovada a luta pelo reajuste de 60% da remuneração dos delegados de polícia (R$ 6.000).

O Delegado Geral também está negociando junto ao governo uma tabela salarial escalonada em 16 parcelas com salário inicial de 1.981,62 e o final em dezembro de 2014 por R$ 4.435,92. Caso nada seja definido, a categoria pretende estender para todo o Estado a Operação Padrão que foi iniciada na cidade de Arapiraca. E para mais esse embate, o Sindpol conta com o apoio e mobilização dos policiais.

O presidente esclarece que o governo Teotônio Vilela Filho tem sido um dos piores governos para os servidores públicos. Na área da segurança pública, é notória uma política de enfraquecimento da área com as precárias condições de trabalho e desvalorização salarial à categoria.

No dia 1º de abril, o Sindpol realizará nova assembleia geral, às 14 horas, no auditório do Sindicato dos Bancários, para definir sobre a proposta salarial do Delegado Geral e as ações de mobilização.