Sindpol amplia debate sobre Ciclo Completo e Unificação das Polícias

Por Imprensa (terça-feira, 22/01/2019)
Atualizado em 22 de janeiro de 2019

Realizado pelo Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol), o Seminário sobre Ciclo Completo de Polícia e Unificação das Polícias possibilitou a ampliação do debate com a categoria.

O objetivo do seminário foi discutir o modelo de ciclo completo e unificação das polícias para definir o posicionamento dos policiais civis alagoanos. O presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, revela que está havendo discussões no Congresso Nacional com parlamentares e representantes policiais, mas foi deixado de fora os policiais civis. Preocupada com a situação, a Confederação Brasileira dos Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol) indicou a realização do debate com os policiais civis em todo o Brasil. “Realizamos o seminário para subsidiar os policiais civis de informações e, dessa forma, possibilitar a categoria definir em assembleia geral o posicionamento de Alagoas, que será defendido pelo Sindpol no Congresso Nacional da Cobrapol neste mês”, revela o dirigente.

Ricardo Nazário destaca que a categoria teve a oportunidade de desmistificar as informações errôneas, veiculadas nas redes sociais. “Tenho sentimento de dever cumprido na função de esclarecer os policiais civis quanto à necessidade de posição da categoria”, destaca o presidente.

O 1º secretário do Sindpol, Bartolomeu Rodrigues, um dos organizadores do evento, disse que o tema do seminário evidencia a conjuntura política atual. “Conseguimos levar os policiais civis aos debates para que eles compreendessem as implicações à categoria a respeito do ciclo completo, a unificação das polícias e a desmilitarização das Polícia Militar”, enfatiza.

O diretor de Comunicação do Sindpol, Edeilto Gomes, que também participou da organização do seminário, parabenizou os policiais que debateram a temática no Seminário. “Esses policiais civis, que participaram, estão fortalecendo o sindicato e a categoria”, destaca.

As palestras do seminário também serviram para informar os participantes o avanço das negociações no Congresso Nacional. A policial civil Sanara Fernandes revelou que não tinha o conhecimento sobre a PEC 430/2009. “Foi através do Seminário que obtive conhecimento amplo da proposta da emenda em tramitação”.

Para a policial civil Eliane Araújo, o palestrante Itamir Lima deu “uma ampla visão da situação da Polícia Civil em âmbito nacional, referente à unificação e o ciclo completo, que é um assunto de extrema importância para categoria”, avalia.

Contente com o resultado do seminário, o policial civil Samuel Lisboa disse que o momento é delicado. “Com esse projeto do Ciclo Completo é a hora da Polícia Civil mostrar o seu valor à sociedade, considerando os prós e os contras”, enfatizou.

De acordo com a policial Marcia Valéria, é importante o debate para tirar a posição de todos os integrantes da instituição da Polícia civil que “caminha para o ciclo completo ou não, e avaliar as vantagens da classe policial, como um todo. Pela razão de tratar diretamente da nossa sobrevivência e do instituto da Segurança Pública”, destaca.

O policial civil Lourivaldo Amorim revelou que foi de suma importância a realização do Seminário. “Com a proposta de alteração da nossa instituição policial, as palestras foram excelentes para discutir cada ponto. Espero que esse tipo de debate continue. Quero parabenizar o Sindpol pela iniciativa”, comemorou.