Sindpol aguarda cumprimento do acordo pela anistia dos processos administrativos na reunião de conciliação

Por Imprensa (terça-feira, 17/05/2016)
Atualizado em 17 de maio de 2016

A reunião de conciliação para homologar o acordo entre o Governo do Estado e o Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol), ocorrerá nesta quarta-feira (18), no Tribunal de Justiça, às 9 horas.

O presidente do Sindpol, Josimar Melo, espera que o Governo, por meio do secretário de Segurança Pública, cumpra o acordo pela suspensão da greve que tratou da anistia de todos os processos administrativos dos policiais civis durante a greve da categoria.

A anistia dos processos foi uma condicionante para que a categoria suspendesse a greve no dia 13 de maio. Neste dia, o secretário de Segurança Pública, coronel Lima Junior, informou o Sindpol que o governador Renan Filho garantiu a anistia de todos os processos administrativos em decorrência da greve.

A primeira audiência de conciliação ocorreu no dia 11 de maio, no Tribunal de Justiça, e tratou do retorno imediato ao trabalho com suspensão da greve; a liberação de cota mensal de R$ 300 mil para pagamento dos valores retroativos da progressão da categoria, obedecendo a ordem de antiguidade de protocolo dos processos; a conclusão dos processos de progressão da categoria que estejam pendentes na Seplag até dezembro de 2016; o retorno da negociação do piso salarial em agosto; a intensificação das discussões de alterações do PCCS da categoria e suspensão da Ação Declaratória relativa à greve até o mês de agosto.

Caso o governo se recuse a manter o acordo, a categoria poderá deflagrar nova greve.

A greve

A categoria deflagrou greve em 18 de abril pelo cumprimento da pauta de reivindicações que contém 23 itens. Entre os itens prioritários, o piso salarial de 60% da remuneração dos delegados, o pagamento retroativo das progressões funcionais, a revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Subsídios (PCCS), a implantação de todas as progressões e o pagamento de risco de vida.