Sindicato participa da Marcha das Mulheres

Por Imprensa (terça-feira, 8/03/2016)
Atualizado em 8 de março de 2016

Os integrantes de movimentos sociais e centrais sindicais saíram às ruas nesta terça-feira (8), Dia Internacional da Mulher, para pedir mais respeito e reivindicações voltadas para as mulheres. A caminhada teve início na Praça do Centenário, no Farol, com caminhada pelas ruas do Centro de Maceió e parada no Palácio do Governo, finalizando na Praça dos Deodoro.

O Dia Internacional das Mulheres marca a luta por direitos e igualdade. Como bandeiras de luta da manifestação, os movimentos sociais e sindicais defenderam a Petrobrás e do Pré-Sal, contra a Reforma da Previdência, contra a terceirização e contra a implantação das Organizações Sociais.

O presidente do Sindpol, Josimar Melo, ressalta a importância da participação da categoria pela pauta de reivindicações, que trata do piso salarial de 60% da remuneração dos delegados, da revisão do PCCS, da implantação e pagamento do retroativo das progressões e do pagamento do risco de vida. Ele destaca a luta do Sindpol pelo funcionamento das delegacias por 24 horas para reduzir a violência contra as mulheres e a sociedade como um todo.

“Um ato importante que homenageia as trabalhadoras, unificando as lutas dos movimentos sociais e protestando contra a retirada dos diretos das mulheres”, afirmou o presidente.

A presidente da CUT, Rilda Maria Alves, destaca que as mulheres ainda recebem salários menores para realizar o mesmo trabalho que os homens. Pesquisas recentes do IBGE comprovam que a jornada das mulheres aumentou uma hora nos últimos dez anos, e que mulheres trabalham cinco horas a mais que os homens, por conta da dupla jornada. Além disso, a violência contra a mulher tem aumentado assustadoramente, principalmente, casos de feminicídio (mulheres que são assassinadas com motivos ligados ao fato de ser mulher). Complementou o presidente.

DSC_0007 DSC_0014 DSC_0025 DSC_0026 DSC_0027 DSC_0032 DSC_0042 DSC_0048 DSC_0069 DSC_0085 DSC_0102 DSC_0106 DSC_0110