Seminário chama a atenção dos servidores para compreender a previdência

Por Imprensa (quarta-feira, 8/06/2016)
Atualizado em 8 de junho de 2016

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) realizou o Seminário em Defesa da Previdência – Regime Geral e dos Servidores Públicos, em 2 de junho, na sede da Fetag, que teve o objetivo de informar os servidores sobre o sistema previdenciário, bem como preparar as categorias dos serviços públicos contra a reforma da previdência.

O seminário contou com as palestras do consultor Previdenciário Jesus Souza, que proferiu a palestra “Previdência Geral e as Proposta da Reforma do Governo Temer”, do dirigente da CUT Izac Jacson sobre “A situação Caótica da Previdência Própria dos Servidores Municipais em Alagoas” e do Milton Canuto que discutiu a “Previdência Própria dos Servidores Estaduais de Alagoas”. Do Sindpol, participaram o presidente Josimar Melo e a 3ª Secretária Arlete Bezerra.

O presidente do Sindpol, Josimar Melo, destacou que os servidores precisam se apropriar do assunto Previdência, e não deixar para saber dessa temática que é tão importante na vida dos trabalhadores quando chegar à aposentadoria.

O consultor Jesus Souza revelou que a previdência foi criada em 1880 pelo alemão Otto von Bismarck em decorrência do avanço do movimento sindical e do movimento comunista na Alemanha. “Com isso, toda a Europa criou a Previdência. O termo Estado de Bem-Social no pós-guerra virou a Seguridade Social na Constituição Federal. Os muitos ricos querem esse dinheiro para remunerar os juros da dívida. É esse dinheiro que paga a Previdência e a Assistência. É importante que a discussão da Previdência passa pelos trabalhadores. É preciso questionar se a previdência está atendendo adequadamente os trabalhadores”.

Jesus Souza também chama a atenção sobre a saúde e as condições dos policiais civis depois que se aposentarem. “É preciso preparar o servidor, que irá se aposentar, para a vida privada e à família. O Estado aposenta o policial, e não quer saber da saúde, do que ele necessita e do que precisa”, revela.

IMG-20160603-WA0029IMG-20160603-WA0025 IMG-20160603-WA0020