Reforma da Previdência poderá aumentar a contribuição de servidor para 20%

Por Imprensa (segunda-feira, 10/10/2016)
Atualizado em 10 de outubro de 2016

Os servidores públicos municipais, estaduais e federais poderão ser atingidos pela reforma da Previdência. Segundo uma fonte ligada ao grupo que trata do assunto, o governo federal estuda incluir nas mudanças a chamada “contribuição de alíquota especial” para a Previdência de todo o funcionalismo do país, cujo percentual passaria dos atuais 11% para até 20%.

Ainda segundo a fonte, a contribuição maior seria cobrada pelos próximos cinco ou seis anos, período chamado de “agudo” pela equipe interministerial que cuida do caso, para tentar diminuir o déficit dos Regimes Próprios de Previdência da União, dos estados e dos municípios. Após este período, a ideia seria reduzir a contribuição progressivamente, até o percentual ser fixado em 14% — índice que já era defendido por vários governadores.

A proposta da reforma pretende aumentar a idade mínima de aposentadoria para 65 anos de homens e mulheres.