Professor de Economia alerta o Sindpol para o colapso financeiro que Alagoas caminha

Por Imprensa (terça-feira, 14/08/2018)
Atualizado em 16 de agosto de 2018

O coordenador do Núcleo Alagoano da Auditória Cidadã da Dívida, professor de Economia da Ufal José Menezes, fez alerta ao Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) quanto ao colapso financeiro que o Estado de Alagoas está caminhando com a dívida pública e a renúncia fiscal.

O professor Menezes informou que o acordo de suspensão de pagamento da dívida pública de Alagoas por três anos representa cerca de R$ 2,5 bilhões que serão cobrados, além da dívida pública e dos juros e vigentes.

O economista alertou que o Estado realizou renúncia fiscal de R$ 700 milhões, beneficiando usineiros e empresários. Destacou também a criação da empresa Alagoas Ativo SA, que servirá para captar mais empréstimos e endividamento ao Estado. “Além da dívida que voltará a ser cobrada, e o governo que ainda faz renúncia fiscal, reduzindo a arrecadação tributária, o que levará Alagoas ao colapso financeiro”, explica.

O presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, informa que o Sindicato abraçou a pauta do Núcleo Alagoano, ressaltando que o governo faz gestão sem que haja controle e acompanhamento social. “Ficamos assustados com o alerta do professor sobre as finanças do Estado”, enfatiza.

Na reunião, discutiu-se a criação do Fórum dos Servidores Públicos em Defesa dos Serviços Públicos, que visa a tratar da questão financeira do Estado, do Fundo de Pensão, da terceirização e da dívida pública, entre outros assuntos.