Presidente do Sindpol discute atuação de possíveis candidatos a vereador e prefeito pela Polícia Civil

Por Imprensa (segunda-feira, 22/04/2019)
Atualizado em 23 de abril de 2019

O presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, reuniu-se nesta segunda-feira (22), com os policiais civis, que têm a intenção de ser candidatos a vereador e a prefeito nas próximas eleições municipais.

Ricardo Nazário informa que o objetivo da reunião foi demonstrar que existe uma tendência nacional da própria Cobrapol, orientando os sindicatos de todos os estados do país, a estimularem e incentivarem o policial civil a participar do pleito eleitoral, podendo ser integrante do Sindicato ou da categoria.

Estiveram presentes, como possíveis candidatos a vereador os policiais civis Lopes, Piabinha, Damião e Fox do Tigre. E como possível candidato a prefeito de Santana do Ipanema o policial civil Albério. Além deles, também compareceram Maurício, Hebert e Edeilto Gomes.

O presidente do Sindpol destaca que, “nós, policiais civis, como sempre ficamos outra vez por último. “Na discussão política, é mais um exemplo”. Ele cita que na Assembleia Legislativa tem um policial militar; na Câmara de Vereadores de Maceió possui dois militares e também um agente penitenciário, como vereador de Maceió.

Muitos policiais civis, percebendo essa ascensão política das outras instituições da Segurança Pública, questionaram ao presidente do Sindpol o porquê do Sindicato não lançar candidato ao pleito eleitoral. Ricardo Nazário explicou que, ao seu ver, os policiais civis estão engatinhando na questão política. “Seria injusto, nesse momento, tendo vários colegas candidatos, o presidente do Sindicato se lançar. Isso dividiria muito mais a categoria. Na minha opinião, o ideal era ter único candidato a vereador, pois seria o candidato dos policiais civis, mas não foi possível nesse momento. É de se entender também os projetos pessoais dos colegas”, disse.

Na reunião, ficou definido que os diretores do Sindicato poderão se posicionar e pedir apoio para qualquer um dos colegas policiais.

O presidente do Sindpol informou que irá se posicionar, pedindo a categoria que vote nos policiais civis candidatos. “A minha intenção é fomentar e estimular o máximo de candidaturas nos municípios do Estado. Se conseguirmos eleger entre 15 e 20 vereadores em todo Estado de Alagoas, seria um grande avanço político para a categoria”.

O presidente do Sindpol deixa claro que o pleito eleitoral, dentro da Polícia Civil alagoana, fomentado pelos agentes de polícia e escrivães, precisa amadurecer e que a categoria, que não tiver representante no meio político, ficará muito difícil de conseguir conquistas no futuro. “Temos exemplos, em Alagoas, em que há um delegado da Polícia Civil, como deputado estadual; um delegado como presidente da Câmara de Vereadores de Maceió e um delegado como secretário de Maceió. Diante disso, afirmamos a importância dos agentes de polícia e escrivães participarem do pleito eleitoral”, defende.

O presidente do Sindpol informa aos policiais civis que, neste primeiro momento, pretende estimular e apoiar os colegas, mas que no futuro, caso a categoria queira, poderá ser candidato ao pleito eleitoral.