Policiais civis sindicalizados: venham tomar a vacina contra a influenza na sede do Sindpol

Por Imprensa (quarta-feira, 1/08/2018)
Atualizado em 2 de agosto de 2018

O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) está disponibilizando um dia de vacinação contra o vírus da influenza na sede do Sindicato, nesta sexta-feira (03), no horário das 8h30 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

Em resposta à solicitação do Sindpol, a Secretaria de Saúde do Município, Gerência de Imunização – PNI/SMS de Maceió, cedeu uma equipe de profissionais, composta por uma enfermeira e duas técnicas de enfermagem, para fazer o atendimento dos policiais civis. A enfermeira Camila Peixoto Oliveira Tenório de Sá pede que o policial civil leve o cartão de vacinação, mas caso não tenha, as técnicas de Saúde irão fazer um novo cartão.

A iniciativa do Sindpol foi encabeçada pelos dirigentes Fernando Amorim e Arlete Bezerra.

Preocupado com a saúde dos policiais civis, o diretor de Esporte do Sindpol, Fernando Amorim, destaca a importância da vacinação para evitar o adoecimento, tendo em vista o período de frio e de chuvas, o que propicia o desenvolvimento do vírus da influenza. “E para barrar o avanço da doença, só com a vacinação”, alerta.

Sempre imbuídos na busca de melhoria para o policial civil, a 2ª vice-presidente do Sindpol, Arlete Bezerra, revela que a diretoria do Sindpol envidou esforços para facilitar ainda mais o acesso à vacinação, principalmente, contra a gripe H1N1. “Uma equipe da Secretaria da Saúde estará na sede do Sindpol à disposição dos filiados, trazendo maior comodidade e segurança a todos. É o Sindicato promovendo saúde”, comemora a dirigente.

A influenza

A influenza é uma infecção aguda do sistema respiratório, ocasionada pelo vírus influenza, com elevado potencial de transmissão. Existem três tipos de vírus influenza/gripe que circulam no Brasil: A, B e C. O tipo C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública, não estando relacionado com epidemias. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias (A/H1N1pdm09 e A/H3N2).

Os sintomas são habitualmente de aparecimento súbito, febre, calafrios, mal-estar, cefaleia, mialgia, dor de garganta, dor nas juntas, prostração, secreção nasal excessiva, tosse seca. Podem ainda estar presentes a diarreia, vômito, fadiga, rouquidão e olhos avermelhados e lacrimejantes.