Policiais civis encerram greve e mantêm mobilização

Por Imprensa (quarta-feira, 13/04/2011)
Atualizado em 13 de abril de 2011

Categoria marca uma nova assembleia com indicativo de greve para o dia 18 de abril

Os policiais civis participaram de uma assembleia geral de avaliação da greve de 72 horas, realizada na manhã desta sexta-feira (08), no auditório do Sindicato dos Bancários. A categoria decidiu dá uma trégua ao governo, encerrando a greve, mas marcou uma nova assembleia com indicativo de greve para o dia 18 de abril, no auditório do Sindicato dos Bancários, às 14 horas.

O vice-presidente do Sindpol, Josimar Melo, avaliou como positivo o movimento grevista que contou com a adesão dos policiais civis da capital e do interior.  O sindicalista ressaltou a nota de apoio à greve da Associação dos Delegados de Polícia, destacando que o movimento paredista contou com o apoio da sociedade.

Josimar Melo disse que com a greve o governo realizou a primeira reunião de negociação. Embora que o governo recuse a reivindicação do piso salarial de 60% da remuneração dos delegados de Polícia, foi deliberado, na assembleia que o Sindpol insista na defesa do pleito com aplicação da proposta de forma escalonada, vinculada à receita do Estado, até 2014. Uma nova reunião com o secretário de Gestão Pública, Alexandre Lages, vai acontecer na próxima segunda-feira (11), às 16 horas, na Secretaria de Gestão Pública. Foi decidido também que os policiais civis acompanhem a reunião em frente à Segesp.

A greve foi encerrada, mas os policiais civis continuarão mobilizados. A categoria coloca em prática a Operação Padrão que significa uma forma dos policiais civis trabalharem dentro da legalidade. Para o diretor Financeiro do Sindpol, a Operação Padrão é a valorização dos policiais civis, “que independe da questão salarial, apenas conscientiza a categoria de cumprir o seu papel constitucional”.

Na assembleia, a diretoria do Sindpol parabenizou os policiais civis de Arapiraca por concretizar a Operação Padrão e por paralisar todas as atividades policiais durante a greve de 72 horas. O vice-presidente do Sindpol destacou que a Operação Padrão em Arapiraca só foi possível graças à unidade policial. “Quando houve a ameaça de devolução de um policial, todos os outros policiais também entregaram seus cargos na Regional. E ninguém foi devolvido. Esse exemplo deve ficar para todos os policiais”, informou, ressaltando que dois dias na semana, o presidente do Sindpol, Carlos Jorge da Rocha, acompanhou a Operação Padrão para dar suporte aos policiais civis.

O diretor Jurídico do Sindpol, Stélio Pimentel Junior, destacou que a visibilidade da mobilização se dá pela participação da categoria nos atos públicos. Ele solicitou que os policiais civis participem das manifestações de protestos públicas.