Policiais civis de Alagoas aprovam propostas de ciclo completo mitigado e integração das polícias

Por Imprensa (terça-feira, 22/01/2019)
Atualizado em 24 de janeiro de 2019

Os policiais civis deliberaram sobre propostas para o ciclo completo e unificação das policiais na assembleia geral da categoria, realizada pelo Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol-AL) na segunda-feira (21).

O presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, informou aos policiais civis que houve uma reunião com os representantes dos policiais militares, dos policiais federais e dos policiais rodoviários federais com policiais parlamentares e o ministro da Justiça, Sérgio Moro, no Gabinete Integrado de Segurança Pública na Câmara dos Deputados, com o objetivo de dar celeridade às discussões de ciclo completo e unificação das polícias. Enquanto isso, os representantes da Polícia Civil não foram convidados. A Confederação Brasileira dos Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol) foi informada que não foi convocada à reunião por conta do seu posicionamento contrário ao ciclo completo. Por isso, a Cobrapol solicitou a realização de debates nos estados brasileiros. “Alagoas saiu na frente, buscando aprofundar as discussões na categoria”, revela o presidente do Sindpol.

O presidente do Sindpol apresentou a proposta da diretoria de ciclo completo mitigado, carreira única, integração das polícias como alternativa à unificação e desmilitarização da Polícia Militar. Ele esclareceu que, no ciclo completo, a Polícia Militar e a Polícia Civil poderão fazer investigação e trabalho ostensivo.

Para o modelo de ciclo de completo mitigado, defendido pelo Sindpol, o sindicalista explicou que a proposta trata dos policiais militares se responsabilizarem com os crimes de menor potencial ofensivo, enquanto os policiais civis ficarão com as investigações de crimes de alta complexidade.

Ricardo Nazário também informou que a desmilitarização da PM é defendida pelos oficiais de baixa patente e praças.  De acordo com ele, a carreira única é consensual para os policiais parlamentares.

“A preocupação do sindicato com a unificação das polícias é que a proposta proíbe a representatividade sindical. Os policiais civis seriam impedidos de ter sindicato e realizar atos e greve. E a Polícia Civil também corri o risco de ser extinta”, alerta.

Na assembleia geral foram aprovadas as propostas abaixo que serão levadas pelo Sindpol ao Congresso Nacional da Cobrapol nos dias 25, 26 e 27 de janeiro, em Brasília.

1 – Aceitar o ciclo completo mitigado;

2 – Carreira única;

3 – Ser contrário à unificação das polícias;

4 – Defender a integração das Polícias;

5 – Favorável à desmilitarização da Polícia Militar.

No final da assembleia geral, a diretoria do Sindpol se comprometeu a procurar todos parlamentares alagoanos (deputados federais e senadores) para entregar a posição de Alagoas sobre o ciclo completo e integração das polícias.