Pinto de Luna diz que terceirização na segurança pública é inconcebível
Candidato propõe que sindicato tenha assento no Conselho Estadual de Segurança Pública

Por Imprensa (terça-feira, 25/09/2018)
Atualizado em 25 de setembro de 2018

O candidato a governador de Alagoas, Pinto de Luna, do PROS, participou do “Bate-Papo pela Segurança Pública”, organizada pela Frente Estadual pela Segurança Pública (FESP), nesta terça-feira (25), na sede do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol).

O candidato respondeu as temáticas que tratam da integração, da valorização dos profissionais de segurança pública, da terceirização, das condições de trabalho, de realização de concurso público e combate à violência.

Pinto de Luna, que é delegado federal aposentado, destacou que sabe como é importante que o gestor público e o governante escutem dos próprios profissionais as dificuldades que eles enfrentam no dia a dia.

No Bate-Papo, o presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, revelou a preocupação com a terceirização na segurança pública, citando o Programa Ronda no Bairro, que é realizado com pessoas que não possuem cursos específicos na área. O candidato destacou que a terceirização na segurança pública é inconcebível.

O sindicalista questionou a integração das polícias com os Centros Integrados de Segurança Pública (CISPs). Ressaltou também que a população não está registrando os crimes devido à distância, pois as delegacias estavam localizadas dentro da cidade, e os CISPs não, o que dificulta o acesso ao cidadão.

Ricardo Nazário também informou que foram disponibilizados R$ 85 milhões na Lei Orçamentária para a Comunicação. “Conseguimos uma emenda parlamentar, destinando R$ 2 milhões do Orçamento para aquisição de equipamento profissional aos policiais civis, mas o recurso não foi repassado por falta de interesse do governo”, revelou. Não adianta fazer o primeiro enfrentamento, quando os números de homicídios estão aumentando. O governador não senta com o Sindicato para discutir. Não ouvi os profissionais que estão de frente, combatendo a criminalidade”.

O coordenador de Comunicação do Sindpol, Edeilto Gomes, disse que concurso público e a não terceirização são temas essenciais que fazem parte da integração. “É preciso fazer a integração com os outros órgãos. Integração com a Educação. Os policiais civis junto às escolas, promovendo a integração com os professores e alunos, resgatando a imagem da Polícia. A imagem do policial como herói, resgatando o jovem que está sendo iludido pelo tráfico”.

Questionado pela 2ª vice-presidente do Sindpol, Arlete Bezerra, sobre o assento do Sindicato no Conselho de Segurança Pública, Pinto de Luna enfatizou que é essencial que a entidade sindical faça parte do Conselho Estadual, porque só a entidade sindical conhece os reais problemas da categoria.

O presidente do Sinsdal, Clayberson Ferraz, informou os problemas gerais dos profissionais de segurança que é a falta de efetivo e a questão salarial. Esclareceu que o último concurso do Detran ocorreu em 2001. Informou também que os dados da população estão nas mãos de uma empresa terceirizada local, que não passa confiança. “O servidor concursado tem a responsabilidade. Isso não podemos falar de um profissional terceirizado”, alertou.

Disse também que o Detran é uma empresa com autonomia administrativa e financeira, mas que tal situação foi quebrada com o atual governo. “A máquina está travada. Até curso, o Detran solicita a Seplag, que nega”, revelou, acrescentando as precárias condições do órgão, revelando que os processos estão no chão. “Foram compradas as estantes no governo anterior, mas por falta de estrutura física, os processos continuam no chão. Isso não é mostrado pelo governo”.

O vice-diretor de Comunicação, Vicente Higino, enfatizou que falta planejamento estratégico nas instituições. Revelou que o Sindicato combate a ideia de integração pelo CISP, que não funciona. “A Polícia Civil é uma polícia de Estado, não de governo. A Polícia Civil serve a população e ao Estado. Haja vista que os índices de criminalidade nas localidades onde foram instalados os CISPs só cresceram”, denuncia.

Veja o Bate-Papo completo pelo Canal Sindpol Alagoas através do link: https://www.youtube.com/watch?v=4XLVgcldbOc

Próximo Bate-Papo

Na programação da FESP, estão confirmados para o próximo Bate-Papo os candidatos a governador Basile Georges Campos e a senador Cícero Albuquerque, ambos do PSOL, para esta quarta-feira (26), às 9 horas, na sede do Sindpol.

Na quinta-feira (27), será a vez do candidato a senador Sérgio Cabral Barbosa (Patriota) também às 9 horas, na sede do Sindpol.

A Frente estadual objetiva oferecer ideias e propostas, visando a colaborar com o Projeto de Segurança Pública dos candidatos.

A FESP é um movimento apartidário, formado pelo Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol), Sindicato dos Peritos Oficiais de Alagoas (Sinpoal), Sindicato dos Agentes Penitenciários de Alagoas (Sindapen) e Sindicato dos Servidores do Detran de Alagoas (Sinsdal).