Carregando
(82) 3221.7608 | 3336.6427

PEC 241/2016 prejudicará, de forma catastrófica, os serviços públicos de saúde, educação e judiciário

Por Imprensa (quinta-feira, 6/10/2016)
Atualizado em 6 de outubro de 2016

O Governo quer congelar o orçamento do ano de 2016 por vinte anos! E esse ano, utilizado como parâmetro, foi catastrófico. Tivemos inúmeros cortes na educação, saúde e judiciário. No judiciário federal e trabalhista, houve o corte de quase 40 %do orçamento. Isso resultou em demissões de terceirizados (sempre os primeiros a sofrer o impacto), redução do horário de atendimento (economia de energia) e investimentos foram prejudicados.

O Governo, ao pretender congelar o orçamento de 2016 por vinte anos, não está preocupado com a população, especialmente a mais humilde (cerca de 150 milhões de brasileiros precisam do Sistema Público de Saúde). Aliás, o Governo quer que a população pague o custo da corrupção e da crise econômica, bem como da dívida de pessoas físicas e jurídicas com a União (que chegou a cerca de 1,5 trilhão de reais).

As necessidades da população aumentarão muito nesses próximos vinte anos. Serviços como saúde, educação e judiciário são essenciais. Para se ter uma ideia, por exemplo, a distribuição (pessoas que procuram o judiciário em busca do direito a um benefício previdenciário) nos juizados especiais federais vem aumentando consideravelmente. Isso implica na necessidade de investimentos, para melhorar a prestação desse serviço. Exemplo semelhante ocorre com os postos de saúde e escolas públicas. Pessoas bastante humildes também precisam da Defensoria Pública, que será atingida, da mesma forma, pela PEC 241.

A PEC 241 irá congelar o orçamento necessário à infraestrutura dos serviços públicos, mas não é só! Salários do funcionalismo também estarão vinculadas a esse teto. E qual o problema nisso? Simples, servidores públicos, com razão, não aceitarão terem seus salários corroídos pela inflação, com perda do poder real de compra.

A perspectiva para o ano de 2017 e 2018 é de crescimento. Sequer a PEC 241 observa isso, preferindo utilizar o ano de déficit (2016) como parâmetro.

Sim, é necessário um ajuste fiscal: – que o governo cobre a dívida atual de R$ 1,6 trilhão de reais (especialmente dos responsáveis pelo patrocínio dos políticos que tanto almejam a aprovação dessa PEC); – que o Estado melhore seus mecanismos preventivos de fraudes e corrupções, com desvio bilionário do dinheiro público; – que o Estado estude mecanismos de onerar os mais ricos, já que a concentração de renda no Brasil é vergonhosa.

Inclusive, nos protestos de junho de 2013, quando a população foi às ruas protestar “não é só por vinte centavos”, a proposta de mais educação e saúde de qualidade foram as maiores protagonistas. Inclusive, inúmeros protestos pediam a não construção de estádios de futebol, a serem substituídos por hospitais. Ora, resta evidente que esses direitos sociais, fundamentais, são a principal exigência popular, dentro de um contexto democrático, a serem fielmente observadas pelo Governo.

No mais, não podemos cair na forte propaganda ideológica, com apoio da grande mídia, de que o país está no caos e que a ÚNICA E POSSÍVEL alternativa é a aprovação da PEC 241. Essa política de propaganda é injusta, cruel e desumana, fazendo (ou tentando fazer) com que todos acreditem que só existe uma única alternativa. Mas existem outros caminhos possíveis!

 

Antônio José de Carvalho Araújo

Juiz Federal em Alagoas

Compartilhe essa notícia

Comentários

Faça agora seu Recadastramento
e fique informado

© Copyright 2001 - 2024 | SINDICATO DOS POLICIAIS CIVIS DE ALAGOAS