Movimento Unificado define calendário de mobilização pelo IPCA

Por Imprensa (quinta-feira, 13/08/2015)
Atualizado em 13 de agosto de 2015

O Movimento Unificado dos Servidores Públicos, sob a orientação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), definiu um calendário de atividades pelo cumprimento do Índice de Produtos ao Consumidor Amplo (IPCA) mais ganho real.

No encontro ocorrido, na terça-feira (11), as lideranças sindicais da Segurança Pública, da Agricultura, da Saúde e da Educação decidiram realizar mobilizações pontuais para forçar uma audiência com o governador Renan Filho.

Entre as atividades, o Movimento Unificado procurará o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Luiz Dantas, para solicitar a intermediação na negociação pelo IPCA, bem como pedirá ao parlamentar o trancamento da pauta da Casa Legislativa até que o governador conceda a recomposição salarial de 2014 conforme o índice nacional.

No calendário de atividades, ficou definida a participação dos servidores no Dia Nacional de Lutas pelos direitos, em 20 de agosto, a partir das 10 horas, com concentração na Praça Sinimbu. Na manifestação, os sindicatos lutarão contra a terceirização, contra a privatização, contra os ataques aos direitos previdenciários e trabalhistas, contra a política econômica do Ministro Fazenda, Joaquim Levy. No protesto, o Sindpol reivindicará a aprovação da PEC 300/2008, que cria o Piso Nacional das Polícias.

O Movimento Unificado também realizará um seminário, na primeira semana de setembro, que debaterá a previdência pública de Alagoas, a dívida do Estado e o levantamento das condições precárias estruturais dos serviços públicos em Alagoas.

Concluindo o calendário de luta no segundo quadrimestre, o Movimento aprovou a participação e convocação dos servidores públicos para o Grito dos Excluídos em 7 de setembro, data que se comemora o Dia da Independência do Brasil.

Avaliação

Os integrantes do Movimento Unificado avaliou que o governador Renan Filho está desconsiderando a importância dos poderes nas intermediações das negociações com os servidores públicos. Para os sindicatos, o Governo do Estado faz terrorismo quando anuncia a incerteza quanto ao pagamento do décimo terceiro salário e atraso de salários. “Não aceitaremos esse terrorismo. Isso é uma falta de respeito aos servidores. Temos estudos que comprovam que as condições econômicas do Estado vão bem”, revela as lideranças sindicais.

Atividades

Realização de mobilizações pontuais

20/08 – Dia Nacional de Lutas pelos direitos

Primeira semana de setembro – Seminário Estadual, que debaterá a previdência pública de Alagoas, a dívida do Estado e o levantamento das condições precárias estruturais dos serviços públicos em Alagoas