Lançamento do livro “O Levante de 1997” discute a importância de um sindicato forte e sem intervenção do governo

Por Imprensa (terça-feira, 18/07/2017)
Atualizado em 18 de julho de 2017

O lançamento do livro “O Levante de 1997”, do Professor Luiz Gomes no Auditório dos Bancários, na segunda-feira (17), marcou os 20 anos da realização do 17 de Julho de 1997, um ano histórico da classe trabalhadora alagoana e para os policiais civis.

Há 20 anos, a direção do Sindpol foi decisiva à unificação da luta dos policiais civis, militares e servidores públicos, resultando no declínio do poder Divaldo Suruagy, que havia tornado em caos o Estado de Alagoas, atrasando por oito meses os salários do funcionalismo.

A cerimônia de lançamento do livro contou com mesa de discursão composta pelo presidente do Sindpol, Josimar Melo, pelo vice-diretor Jurídico do Sindpol, Ricardo Nazário, pelo professor Luiz Gomes e pela a presidente da CUT Rilda Maria Alves. Estavam presente também no evento policiais civis e líderes sindicais.

O presidente do Sindpol, Josimar Melo, parabenizou os servidores que estavam no ato há 20 anos, destacou o empenho da Polícia Civil, sendo decisivo no movimento, que culminou no afastamento do governador. Josimar Melo ressaltou a relevância da manifestação para a história de luta de alagoas.

Melo também alertou a importância da preservação da memória para esse fato não cair no esquecimento da população. “Precisamos memorizar e transmitir para os cidadãos alagoanos o que se passou há 20 anos, quanto os trabalhadores se uniram e derrubaram o governo Divaldo Suruagy”.

“Quando estamos em uma mesa de negociação, negociando melhores condições de trabalho ou salários com o governo, nossa a história de luta é decisiva para obtermos êxito. Nosso sindicato foi uma das entidades responsáveis pela derrubada do governo e isso pesa muito nas decisões do governo”, conclui Melo.

O vice-diretor Jurídico do Sindpol, Ricardo Nazário, enfatizou que é uma honra estar presente na homenagem de um dos maiores fatos políticos do Estado de Alagoas. “Esse acontecimento é lembrado em toda mesa de negociação. Não podemos esquecer esse marco na história alagoana. Quanto a população está unida não há governo que resista”.

O Professor Luiz Gomes fez uma breve apresentação do livro e destacou que o Sindpol desempenhou o papel decisivo para a derrubar Suruagy.

“Naquela época, o Estado estava na mão do PMDB, coincidentemente como estamos vivemos nos dias atuais, com a população reféns de um governo que desmantela os serviços públicos e desmonta o Estado de Alagoas. Que esse livro sirva de inspiração para luta”.

Gomes recordou que os servidores ficaram sete meses sem receber salários em 1997 e que as manifestações unificadas, cujo ápice foi 17 de julho, foi possível pela adesão do Sindpol. “A união das polícias só foi possível pelo intermédio do Sindpol, que foi a ponte com os militares, sem o Sindpol não haveria diálogo com a Polícia Militar. O sindicato cumpriu papel insubstituível”.

Após a apresentação da Mesa, os convidados assistiram um vídeo produzido pela TVCOM com os fatos importantes do 17 julho. Logo após, houve um café do amanhã.

DSC_0747 DSC_0749 DSC_0754 DSC_0757 DSC_0763 DSC_0773 DSC_0775 DSC_0796 DSC_0798