Carregando
(82) 3221.7608 | 3336.6427

Justiça determina indenização de R$ 100 mil a familiares de delegado morto em acidente

Por Imprensa (segunda-feira, 28/01/2019)
Atualizado em 28 de janeiro de 2019

O Estado de Alagoas deve pagar R$ 100 mil, a título de indenização, à viúva e à filha do delegado da Polícia Civil, Jéferson Carlos Fernandes Matos, morto aos 30 anos, em um acidente de trânsito ocorrido em agosto de 2006, na AL-220, nas imediações de Delmiro Gouveia.

Conforme divulgado pela assessoria de Comunicação do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), a decisão do juiz Giovanni Jatubá, da 4ª Vara Cível de Arapiraca, foi publicada no Diário Eletrônico da Justiça.

Ainda segundo a assessoria, o delegado atuava em Delmiro Gouveia e, de acordo com os autos, estava a caminho de uma investigação, na companhia de outro agente, quando o veículo particular em que estavam colidiu com a traseira de outro carro. O delegado morreu no local e o agente policial, que dirigia o veículo, sofreu apenas ferimentos leves.

Devido ao falecimento, a família ingressou com ação contra o Estado, requerendo indenização por danos morais e materiais, além do pagamento de pensão por morte. Em sua defesa, o Estado de Alagoas afirmou que o acidente ocorreu por culpa exclusiva do condutor do veículo. Sustentou ainda a impossibilidade do pagamento de pensão à família, por esta já receber o benefício.

Na decisão, o magistrado ressaltou que o condutor do carro que levava o delegado agiu com imperícia e imprudência. “A prova pericial concluiu que a causa determinante do acidente ocorreu em razão do ‘comportamento perigoso do condutor do veículo ao colocar em tráfego um automóvel cujos pneumáticos não ofereciam as condições de rodagem, além da tentativa de ultrapassagem em trecho inapropriado’.

Ainda segundo o juiz, embora a vítima estivesse em carro particular, restou evidenciado que o deslocamento, naquela ocasião, estava sendo realizado para cumprir diligência funcional. “O Estado deve responder pelos danos causados por seus tutelados de forma objetiva, fato que irrefutavelmente ocasionou abalo emocional aos familiares do passageiro, vítima de conduta irresponsável do condutor, este enquanto agente do Estado”.

O magistrado deferiu apenas o pedido de indenização por danos morais. A reparação material e o pagamento de pensão foram negados.

“Não considero em harmonia com o princípio da proporcionalidade o arbitramento de pensão às autoras, tendo em vista que estas percebem pensão oriunda da função pública do ex-servidor, sendo que o objetivo do pensionamento ocorre em virtude da renda que não mais seria auferida em razão da morte de quem a recebia. Logo, já havendo o devido recebimento dos valores, não pondero como razoável a cumulação de pensão”, explicou.

*Com Ascom/TJ e Cadaminuto

Compartilhe essa notícia

Comentários

Faça agora seu Recadastramento
e fique informado

© Copyright 2001 - 2024 | SINDICATO DOS POLICIAIS CIVIS DE ALAGOAS