Juiz ordena que Defesa Civil realize laudo para determinar se Casa de Custódia de Arapiraca pode funcionar

Por Imprensa (quinta-feira, 17/10/2019)
Atualizado em 17 de outubro de 2019

Possível fechamento

O presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol), Ricardo Nazário, participou de uma audiência de instrução da ação civil pública sobre as precárias condições e possível fechamento da Casa de Custódia de Arapiraca, na 4ª Vara Cível da Fazenda Pública, no Fórum Estadual de Arapiraca.

A audiência, realizada na quarta-feira (17), tratou da precária estrutura do prédio da Casa de Custódia de Arapiraca. Técnicos dos Serviços de Engenharia do Estado de Alagoas (Serveal) detectaram sérios problemas estruturais e na parte elétrica, que oferecem riscos aos presos e aos profissionais da segurança.

Preocupado com os policias civis, o presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, solicitou que o Sindicato acompanhasse todo o processo. O pedido foi acatado pelo juiz Carlos Bruno de Oliveira Ramos.

O sindicalista informa que o objetivo da audiência é de conciliação para viabilizar uma solução, pois os laudos mostram que a Casa de Custódia de Arapiraca não poderia estar em funcionamento, devido aos problemas estruturais. E para piorar, o sistema prisional não está recebendo presos.

O juiz intimou a Defesa Civil realizar um laudo daqui a 30 dias  e informar sobre a real situação do prédio e análise detalhada, esclarecendo se o local pode receber preso, passar por reforma ou corre risco de desabamento.

Ricardo Nazário destaca que o Sindpol está preocupado com a situação de policiais estarem trabalhando em um prédio, onde o próprio Estado, afirma que não há condições de estar em funcionamento.

A audiência foi acompanhada pela Procuradoria Geral do Estado, pelo Ministério Público, Secretaria de Ressocialização, Polícia Civil e a Defensoria Pública.

Além do Ricardo Nazário, estiveram presentes na audiência de Arapiraca os diretores do Sindpol José Carlos Fernandes e Carlos Jorge da Rocha.