IGP-M deve fechar ano em quase 12%

Por Imprensa (quarta-feira, 22/12/2010)
Atualizado em 22 de dezembro de 2010

Índice usado para reajustar aluguel acumula em 2010 taxa de 11,39%; consumidor sente impacto da onda de aumento de preços

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) deve fechar 2010 com a mais forte elevação dos últimos cinco anos. É o que mostrou na segunda-feira (20) a segunda prévia de dezembro do indicador, que subiu 0,75%. Embora tenha sido mais fraca do que a apurada em novembro (1,20%), a taxa anunciada ontem pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) levou o índice a uma taxa acumulada de 11,39% no ano. A elevação já se posiciona acima das taxas de 2005 (1,21%); 2006 (3,83%); 2007 (7,75%); 2008 (9,81%); e 2009 (-1,72%). O acumulado do IGP-M, usado para reajustar o aluguel, só não é maior do que o desempenho anual de 2004, quando o indicador fechou o ano com alta de 12,41%. “Creio ser possível fechar o ano com uma taxa que só não supere a de 2004”, disse o coordenador de Análises Econômicas da FGV, Salomão Quadros.

Caso termine o ano com a maior taxa em cinco anos, o IGP-M seguirá o mesmo curso do Índice Geral de Preços -10 (IGP-10), anunciado na semana passada e que finalizou o ano com avanço de 11,16%, também o maior resultado anual desde 2004 (12,42%).

ALESSANDRA SARAIVA – Agência Estado