Governo Lula responde carta do Sindpol sobre regulamentação do piso nacional

Por Imprensa (sexta-feira, 13/08/2010)
Atualizado em 13 de agosto de 2010

O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) dá o primeiro passo em busca da regulamentação da Proposta de Emenda Constitucional que trata da criação do piso nacional dos policiais Civis, Militares e Corpo de Bombeiros.

O subchefe de Assuntos Parlamentares da Secretaria de Relações da Presidência da República, Neuri Luiz Mantovani, enviou ofício nº 1588 Supar/SR, informando que encaminhou para análise a carta do Sindpol sobre o piso nacional ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e ao Ministério da Justiça.

A carta reivindicatória foi entregue ao Governo Federal durante um ato público, realizado em 10 de junho, em frente ao Centro de Convenções de Maceió, no momento em que o presidente Lula participava da abertura do 82º Encontro Nacional da Indústria da Construção Civil.

Na mobilização, diretores do Sindpol entregaram uma carta reivindicatória e uma camisa da campanha nacional ao assessor da Secretaria Geral da Presidência, José Mauro Cassimiro, solicitando a aprovação da PEC do Piso Nacional dos policiais Civis, Militares e do Corpo de Bombeiros. “Os policiais brasileiros, ao atingirem certo tempo de serviço, são acometidos de patologias como: depressão, diabetes, hipertensão e outras doenças em razão do estressante trabalho de combate à criminalidade. A categoria almeja e merece valorização, o que só pode ser atingido pelo Piso Nacional”, revela trecho do documento.

O ato público visou a chamar a atenção do presidente Lula no sentido de que seja logo aprovada e regulamentada a Emenda Constitucional que fixa o piso nacional para os trabalhadores da segurança pública.  Para o vice-presidente do Sindpol, Josimar Melo, todas as entidades dos policiais civis devem se dirigir ao Governo Lula já cobrando a regulamentação da PEC. “Depois que a Emenda Constitucional for aprovada no Congresso Nacional, a mobilização será direcionada ao chefe do Executivo, por isso que é importante a mobilização já”.

Clique e acesso a carta e o ofício do Governo Federal