Fuga de preso em Ouro Branco mostra a falta de segurança no CISP e risco aos policiais

Por Imprensa (sábado, 30/12/2017)
Atualizado em 30 de dezembro de 2017

Inaugurado há sete meses, a superlotação de presos continua existindo no Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) de Ouro Branco. O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) denuncia a incompetência da gestão da Secretaria de Segurança Pública e a falta de segurança à população.

No CISP, os presos conseguiram serrar as grades. Cinco deles fugiram na noite da sexta-feira (29). No momento da fuga, apenas um policial civil estava no local. Os policiais militares estavam fazendo ronda pela região. Havia quinze presos em um ambiente que somente comporta quatro pessoas. A Polícia Rodoviária Federal conseguiu capturar dois presos.

O presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, alerta que não existe segurança no CISP, destacando que o Governo do Estado não ouviu os policiais para a elaboração do projeto.

Para se ter ideia da falta de segurança do CISP, os presos, que não fugiram, informaram que foi jogada uma serra por cima do muro que dá acesso a uma grade superior e exposta.

“É um absurdo a forma de integração posta pela Secretaria de Segurança Pública de Alagoas. Como é que deixa um policial sozinho, tomando conta de um monte de preso. Agora existem mais três criminosos soltos. A população fica com a sensação de impunidade e com medo de novas vítimas na virada do ano novo. Esse é o desejo de feliz ano novo da Delegacia Geral e da SSP”, questiona o sindicalista.

O presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, já havia denunciado as precárias condições de trabalho e a superlotação de presos em 25 de outubro. Naquele momento, havia 17 presos na carceragem e falta de alimentação dos detentos aos domingos. Desse período para cá, o Governo do Estado não tomou nenhuma medida cabível, deixando a população a mercê da criminalidade.