Entidades querem modificação da proposta de unificação das polícias, que prejudica policiais

Por Imprensa (terça-feira, 14/08/2018)
Atualizado em 14 de agosto de 2018

O presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol), Ricardo Nazário, e o vice-presidente, Jânio Vieira, discutiram a proposta de unificação das polícias na reunião do Conselho de Entidades da Cobrapol.

A Cobrapol possui posicionamento contrário à unificação das polícias, que a Comissão Especial da Câmara dos Deputados está viabilizando e significa retirada de direitos. O presidente do Sindpol revela que a proposta representa a extinção da Polícia Civil, pois proíbe a organização dos policiais civis por sindicato e retira o direito de greve da categoria. Também é criado um conselho por meio da Procuradoria Geral de cada estado para definir a hierarquia da unificação das polícias. Esse Conselho terá como representante os juristas, e não os representantes de classe.

Ricardo Nazário informa que a proposta cria um fundo de financiamento de segurança pública, que as entidades não sabem quem irá gerir.

Na reunião do Conselho das Entidades, ficou decidido que os estados farão gestões aos parlamentares para garantir a organização sindical, o direito de greve e representação de classe no Conselho.

O vice-presidente do Sindpol, Jânio Vieira, também revela que a proposta de unificação das polícias deixa muitas lacunas e questionamentos, como por exemplo, de como será o enquadramento, além da questão salarial e do piso que são diferentes nos estados.

Na reunião, também ficou definido que os estados irão estudar a proposta e definir as opiniões para fazer gestão junto aos parlamentares.

Ricardo Nazário adianta que, na reunião, foi exposto que a Polícia Militar não está aceitando a unificação por conta dos direitos previdenciários dos militares, que se baseiam nas Forças Armadas. Ao ser desmilitarizada, os policiais militares estarão nas regras gerais dos trabalhadores e perderão direitos. “Está havendo muitas discussões. As entidades e a Cobrapol estão fazendo intervenções para chamar atenção de toda a categoria no Brasil”, destaca o presidente do Sindpol.

Reunião com o relator

Os integrantes da Cobrapol já se reuniram com o relator, deputado Vinícius Carvalho, na Comissão Especial da Câmara dos Deputados, que estuda a proposta de unificação das polícias Civil e Militar. No encontro, o deputado Vinícius Carvalho disponibilizou o seu gabinete e a assessoria legislativa da Câmara para receber a Confederação e debater as propostas.

O parlamentar informou que a unificação das polícias é aceita pelos parlamentares, como também o ciclo completo.