Carregando
(82) 3221.7608 | 3336.6427

Dica de Leitura: Quando a raiva te domina

Por Imprensa (quinta-feira, 14/11/2019)
Atualizado em 14 de novembro de 2019

Por psicóloga clínica Larissa Pedrosa Rossiter

A raiva é sempre uma máscara. Raiva e tristeza fazem parte das emoções consideradas primárias. E justamente essa característica de sentimento primário que as torna capaz de se esconder sob as mais variadas formas em nosso inconsciente.

Nas suas formas mais amenas, a raiva pode se manifestar como sarcasmo, zombaria, fofoca ou mau humor. Na sua forma intensa, ela pode causar ressentimentos que se transformam em rancor, irritação que se transforma em fúria e agressividade. Em sua pior versão, a raiva não processada nos destrói por dentro.

A raiva é uma emoção expansiva, implica em uma sobrecarga de energia no organismo, causando uma reação imediata no indivíduo e está quase sempre relacionada à frustração de uma expectativa ou desejo.

Já a tristeza, é uma emoção reflexiva e que sinaliza que algo precisa ser processado para que você possa retornar a um estado de total satisfação. Mas, apesar de serem duas emoções primárias, por vezes a raiva é mais fácil de ser externada que a tristeza.

Por isso, se algo é muito doloroso pra nós ou se não encontramos formas de expressar o que sentimos (como por exemplo, quando não temos com quem conversar sobre o que nos deixa tristes), podemos “transformar” essa tristeza em raiva. É o conhecido “descontar em quem não tem nada a ver” (que pode ser inclusive em nós mesmos).

Quando guardamos tristezas, o nosso inconsciente encontra uma forma de aliviar a tensão causada por esta emoção, tornando-nos mais irritáveis/raivosos. De certa maneira, a raiva é uma válvula de escape da tristeza que você não consegue mais suportar dentro de você. Toda arrogância mascara uma ferida emocional. Falar é terapêutico.

O ideal é que tenhamos a possibilidade de externarmos o que sentimos, seja conversando com alguém em quem a gente confia e que não nos julgue, seja buscando auxílio profissional. Assim, tristeza será tristeza e raiva será raiva, tornando a vida mais simples de ser vivida. Prestar atenção no que você está sentindo pode te revelar muitos segredos. Siga a tua angústia, ela é o caminho rumo a ti mesmo.

Compartilhe essa notícia

Comentários

Faça agora seu Recadastramento
e fique informado

© Copyright 2001 - 2024 | SINDICATO DOS POLICIAIS CIVIS DE ALAGOAS