Dica de leitura: Afaste-se da família tóxica

Por Imprensa (quarta-feira, 21/08/2019)
Atualizado em 21 de agosto de 2019

Psicóloga clínica Larissa Pedrosa Rossiter

Quando o núcleo familiar é tóxico, afastar-se é uma questão de autocuidado para preservar seu equilíbrio mental e emocional. Não se culpe por querer seu próprio bem, por respeitar seus limites, por cuidar de si e tomar decisões que te façam bem, mesmo se elas te afastarem fisicamente de uma família disfuncional.

Quando os familiares não estão dispostos a mudar seus comportamentos (disfuncionais) para colaborar com o bem-estar coletivo, mude-se dali.

Se afastar não significa fuga ou não-enfrentamento, significa autopreservação, autocuidado, significa que a sua saúde vem primeiro lugar.

A consequência disso pode ser uma melhora no relacionamento com seus familiares por causa, justamente, desse distanciamento. Na melhor das hipóteses, pode provocar saudade, provocar reflexão em quem ficou para trás, amolecer corações. Mas se eles não procurarem melhorar como indivíduos e, consequentemente, como grupo familiar que são, mesmo que tentem te culpabilizar, não se culpe por fazer o que eles não fazem.

Não se culpe por buscar tranquilidade, leveza, bem-estar, equilíbrio, fortalecimento emocional, em outras palavras, qualidade de vida.

#TerapiaCognitivoComportamental #PsicologaLarissaRossiter #BemEstar  #UnidadeMaceio #SaudeMental #Cuidados #Mente #Corpo #Amorproprio #AutoEstima