Combater a LER-DORT é todos os dias

Por Imprensa (sexta-feira, 1/03/2019)
Atualizado em 7 de março de 2019

O combate às Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) é prática diária e persistente, tendo em vista uma lógica que se desconsidera os limites físicos e psíquicos dos trabalhadores.

As lesões e distúrbios se constituem um dos mais graves problemas de saúde enfrentados pelos trabalhadores nas últimas décadas no Brasil e no mundo. O dia 28 de fevereiro é celebrado como o dia internacional de combate às LER e DORT.

A LER é uma terminologia que engloba várias alterações das partes moles do sistema musculoesquelético devido a uma sobrecarga que vai se acumulando com o passar do tempo, comprometendo seriamente – muitas vezes de forma irreversível – os tendões, articulações e músculos.

O que a princípio surge como uma sensação de desconforto, pontadas, formigamento ou dores na execução do trabalho, que se estendem para os períodos de descanso, acaba evoluindo para dores insuportáveis, inchaços, atrofias, perda de força muscular e da coordenação motora. Altamente incapacitante até tarefas simples como escovar os dentes, pegar um copo e outros objetos se tornam impossíveis de realizar.

O sofrimento causado por sentimentos de incapacidade e de inutilidade gerados por esta situação são ainda maiores em razão do preconceito. Como a doença não tem sinais visíveis, muito menos a dor, homens e mulheres adoecidos são hostilizados, tratados como mentirosos, preguiçosos, gente que faz “corpo mole” no espaço no trabalho. O problema gera depressão e outros transtornos psíquicos aos trabalhadores lesionados.

O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) chama a atenção para a importância da prevenção e para os direitos dos trabalhadores lesionados. Para isso, a entidade sindical publicou a Cartilha “Saúde e Segurança dos Policiais Civis. Previna-se e viva bem!” que possui todas as informações para prevenir a LERT/DORT como também ajuda o policial civil combater o estresse e viver melhor.

Acesse a cartilha pelo link: https://www.sindpolalagoas.com.br/wp-content/uploads/2017/12/sadeesegurana.pdf.