Com expectativa de vida de 70 anos, população de Alagoas pode não chegar a ser aposentar

Por Imprensa (terça-feira, 28/06/2016)
Atualizado em 28 de junho de 2016

O governo do presidente Michel Temer (PMDB) quer que a idade mínima para a aposentadoria da futura geração seja aos 70 anos. Se a proposta passar no Congresso Nacional, poucos serão os alagoanos que conseguirão se aposentar, já que a expectativa de vida no estado é de 70,4 anos, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados no final de 2015.

A proposta da idade mínima está sendo discutida pela equipe do presidente com os representantes de entidade sindicais de todo o país. Os integrantes da mesa de discussão já têm em mente que a proposta será debatida ao extremo nas comissões das Casas parlamentares. Contudo, o presidente em exercício defende que a reforma é necessária porque o atual modelo da Previdência Social não é autossustentável e, mês após mês, apresenta deficit.

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2014 mostra que a expectativa de vida em Alagoas é menor entre os homens, de 65,8 anos. As mulheres vivem um pouco mais, 75,3 anos, número que é maior apenas que o do Maranhão (73,7) e do Piauí (74,6). No geral, a média de vida do alagoano (70,4 anos) é inferior à média nordestina (72,2 anos).

Comparada à média nacional (74,8), observa-se que o alagoano vive 4,4 anos a menos. Quanto ao cenário nacional, os homens alagoanos vivem 5,4 anos e as mulheres, 3,2 anos.

Gazetaweb