Cobrapol, Sindpol e sindicatos filiados estabelecem ações em defesa da aposentadoria e pela Lei Orgânica da PC

Por Imprensa (terça-feira, 13/11/2018)
Atualizado em 13 de novembro de 2018

O Sindicado dos Policiais Civis de Alagoas – Sindpol atendeu a convocação para reunião extraordinária na sede do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal – Sinpol-DF em Brasília, nos dias 8 e 9 de novembro, com a Diretoria Executiva e o Conselho de Entidades da Cobrapol.

A reunião foi realizada com a finalidade de definir um plano de ação com prioridade para a defesa da aposentadoria especial dos policiais civis e da luta pela implementação da Lei Orgânica Nacional da categoria, cujo o projeto já foi entregue ao governo federal e várias lideranças do Congresso Nacional.

A ação contou com o apoio dos sindicatos e federações filiadas.

Na ocasião, também foram debatidos alguns pontos importantes, como a ação judicial contra o Conselho Nacional dos Chefes de Polícia-CNCP, articulações junto ao Congresso para implementação de periculosidade, ação contra a reformulação do Código Processo Penal – CPP e uma Ação de Inconstitucionalidade contra o Estatuto da Polícia Civil de Alagoas, através da Cobrapol.

*Ficou acordado uma cooperação para utilização dos hotéis de trânsitos pelos polícias civis de todo país, desde que suas entidades sejam filiadas à Cobrapol e que os mesmos sejam sindicalizados. Para usufruir do direito, o policial deverá ir ao seu sindicato solicitar a declaração. O sindicato entrará em contato com a entidade do Estado que o sindicalizado deseja ir, para agilizar o processo de autorização.*

De acordo com a diretoria do Sindpol, o encontro reforçou a importância das articulações políticas em todos os Estados da Federação para que junto aos novos governos e bancadas parlamentares possam defender a agenda prioritária dos policiais civis.

Na reunião, o presidente da Cobrapol, André Luiz Gutierrez, informou sobre as providências que estão sendo tomadas para realização de reunião com o presidente eleito, Jair Bolsonaro, bem como com o futuro ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro. Segundo o Gutierrez, a Cobrapol pretende assegurar ainda este ano a realização das duas agendas.