Cobrapol publica nota de repúdio aprovada em Congresso contra declaração do Governador Renan Filho

Por Imprensa (sexta-feira, 2/09/2016)
Atualizado em 2 de setembro de 2016

No XVI Congresso Nacional da Cobrapol, realizado no período de 25 a 27 de agosto, em São Luís – MA, foi aprovada a nota de repúdio contra a declaração do Governador de Alagoas Renan Filho à imprensa local, o qual afirmou que a Polícia Civil não exerce profissão de risco.

Na nota, o XVI Congresso Nacional da Cobrapol pede respeito ao Governador para com os trabalhadores Policiais Civis do Estado de Alagoas que tanto lutam pela valorização da Classe e clama ainda por um pouco de consideração.

Nota de Repúdio ao Governo do Estado de Alagoas

O XVI CONGRESSO NACIONAL DA COBRAPOL, valendo-se das prerrogativas de defensores dos direitos e garantias dos policiais civis do nosso Estado e do Brasil, na proteção dos interesses de todos os filiados e em respeito aos policiais que foram vítimas fatais da violência desenfreada, vivenciada hoje no Estado de Alagoas, vem a público lançar o seu mais veemente REPÚDIO, contra a declaração irracional e totalmente desprovida de verdade, do Governador de Alagoas Renan Filho à imprensa local, quando afirmou que a Polícia Civil não exerce profissão de risco.

O Governador fez uma declaração infeliz e ainda insiste em dizer que a profissão de Policial Civil não é de risco. Na verdade, só confirma que o Governador não prioriza a política de segurança pública, a qual deverá servir para o enfrentamento da criminalidade e da violência. Por isso, não cumpre o compromisso com os alagoanos, onde afirmou que ele próprio iria tomar conta da pasta da segurança pública.

O XVI CONGRESSO NACIONAL DA COBRAPOL lamenta o posicionamento do Governador em não reconhecer o risco de vida da profissão de Polícia Civil, que está 24 horas a serviço da sociedade alagoana.

Quantos Policiais Civis precisarão morrer no combate à criminalidade e à violência para que o Governador mude o seu entendimento?

O XVI CONGRESSO NACIONAL DA COBRAPOL cobra o pagamento da periculosidade devido ao risco de vida ser inerente à atividade policial, o Governador deveria ser o primeiro a garantir esse direito, pois foi eleito para o ser o guardião da sociedade, defensor das leis.

Quando um Estado não leva sua Polícia a sério, coloca em risco a própria sociedade que o acolheu, votou e escolheu como defensor da lei e da ordem, fato que o Governador tem categoricamente ignorado.

O XVI CONGRESSO NACIONAL DA COBRAPOL pede respeito ao Governador para com os trabalhadores Policiais Civis do Estado de Alagoas que tanto lutam pela valorização da Classe e clama ainda por um pouco de consideração.

Um Estado que respeita seus Policiais Civis, luta pela manutenção da democracia, que é o principal pilar da sociedade.

Jânio Bosco Gandra
Presidente da Confederação Brasileira dos Trabalhadores Policiais Civis