Cobrapol entrega proposta de Lei Orgânica e reivindicações dos policiais civis ao Sérgio Moro

Por Imprensa (sexta-feira, 23/11/2018)
Atualizado em 23 de novembro de 2018

O presidente da Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol), André Luiz Gutierrez, acompanhado da vice-presidente Regional Centro-Oeste, Marcilene Lucena, entregou na quarta-feira (22), ao futuro ministro da Justiça, Sergio Moro, documento da entidade contendo as principais reivindicações ao próximo governo, com destaque, para a sugestão de Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil (LONPC), cujo texto já se encontra na Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Os dirigentes da Cobrapol pediram apoio de Sergio Moro à proposta que já foi enviada, também, a várias lideranças parlamentares na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Na ocasião, fizeram um breve relato da importância da LONPC, especialmente, no tocante à implantação da Carreira Única e no fortalecimento da instituição em suas tarefas na segurança pública nacional.

No documento, a Confederação cumprimenta Moro “pela indicação”, desejando-lhe “pleno êxito no desempenho de tão importante missão”, e acrescenta que a escolha do presidente eleito Jair Bolsonaro recai sobre quem “é, hoje, reconhecido nacionalmente pela competência e firmeza na defesa da justiça e no combate implacável às práticas de corrupção que, infelizmente, representaram uma verdadeira tragédia para o nosso país nesses últimos anos”.

A CobrapoL lembra, também, que o presidente eleito tratou a questão da segurança pública como assunto “absolutamente prioritário” durante a campanha eleitoral, razão pela qual a entidade se coloca “à disposição para contribuir com as políticas públicas desse segmento”.

O expediente da COBRAPOL destacou, ainda, “a manutenção da aposentadoria policial diferenciada, considerando ser atividade de risco” e manifesta “preocupação com o ultrapassado sistema investigativo aplicado nas policias civis” e também com “a discussão sobre a unificação das policias e a questão do ciclo completo”.

Por fim, a Confederação expressou igual preocupação com “a situação da instituição em diversos Estados da Federação, com salários atrasados; falta de gestão, planejamento e execução na política de recursos humanos; sucateamento de equipamentos e bens físicos; presos em delegacias, entre outros fatores que comprometem, sobremaneira, a atuação de nossos policiais civis, trabalhadores que já deram demonstrações de sobra do compromisso com a missão que lhes foi conferida no exercício da profissão”.

Moro, ao receber o documento da Cobrapol, comprometeu-se a agendar uma reunião com a entidade assim que for empossado para tratar dos temas apresentados.

Fonte: Cobrapol