Cobrapol e sindicatos fortalecem a luta contra PEC 287/2016

Por Imprensa (quarta-feira, 10/05/2017)
Atualizado em 10 de maio de 2017

A diretoria da Cobrapol realizou várias atividades de mobilização na terça-feira (09) contra a reforma da Previdência PEC 287/2016 em Brasília. Os representantes dos policiais civis, como Bartolomeu Rodrigues e Carlos Bispo (Carlão) do Sindpol-AL, participaram das atividades de recepção dos deputados federais no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek. No local, foi realizada panfletagem com palavras de ordem contra a PEC 287. Os sindicalistas fizeram abordagem aos parlamentares, buscando votos contrários à PEC.

O diretor de Comunicação do Sindpol, Bartolomeu Rodrigues, informa que outro grupo se dirigiu para o Anexo 4 da Câmara dos Deputados, com o fito de visitar todos os 513 gabinetes dos deputados federais. No entanto, tal atividade de mobilização não teve êxito, pois havia uma determinação do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, para barrar a entrada dos representantes sindicais, movimentos sociais, servidores públicos e toda a classe trabalhadora na Câmara. “Queríamos reivindicar nossos direitos por aqueles, que através do voto do povo, foram eleitos Deputados Federais”, protestou.

Os policiais civis, policias rodoviários federais e agentes penitenciários de vários lugares do Brasil estavam no Anexo 4. Um forte aparato da Polícia Militar com tropas de choque e grande arsenal bélico estavam prontos para reprimir as reivindicações dos trabalhadores da Segurança Pública.

Audiência com o Senador Renan Calheiros
Na tarde da terça-feira (09), as lideranças dos policiais civis se dirigiram ao Senado Federal para participar da audiência com o Senador Renan Calheiros, conforme deliberação da Cobrapol. No Senado, os policiais militares do Distrito Federal também impediram a entrada dos representantes mesmo com a identificação dos presentes. Na ocasião, foi acionado um aparato policial com cinco viaturas da tropa de choque e mais de 80 policiais fortemente armados. Depois de muita negociação, uma comissão da CobrapoL, composta por representantes de vários Estados do Brasil, conseguiu entrar para se reunir com senador Renan Calheiros, líder do PMDB na Casa.

A comissão foi representada pelo presidente da Cobrapol, Jânio Bosco Gandra, que expôs todas as especificidades da carreira das polícias e os males irreparáveis que uma eventual aprovação da Reforma da Previdência representaria aos operadores de segurança, a classe trabalhadora e o povo brasileiro de modo geral.

O senador Renan Calheiros disse que o canal de negociação está aberto no Senado Federal, destacando que, caso a PEC 287 chegue ao Senado, será amplamente discutida e moldada de forma que atenda as especificidades de cada classe, categoria do serviço público e trabalhadores em geral. Ao final da reunião, o senador Renan Calheiros firmou compromisso de negociação aberta aos policiais civis.

Negociação com o Governo de Alagoas
O representante do Sindpol-AL, Bartolomeu Rodrigues, pediu ao senador Renan Calheiros, que intermediasse uma audiência com seu filho e governador Renan Filho para discutir a pauta específica dos policiais civis de Alagoas. O senador acenou positivamente com a solicitação, dizendo que a diretoria do Sindpol pode contar com sua ajuda para o pleito.

A realização da audiência entre o senador Renan Calheiros e a Cobrapol foi intermediada pelo Sindpol-AL, após a solicitação da Diretoria Executiva da Cobrapol.

“A Cobrapol tem posicionamento contrário à aprovação da PEC 287 e convoca todos os operadores de Segurança Pública e trabalhadores em geral a fazer o enfrentamento contra o ataque do Governo Federal à aposentadoria e Previdência Social do povo brasileiro. Nenhum direito a menos”, conclama Bartolomeu Rodrigues.

Nesta quarta-feira (10), a Cobrapol se reuniu para avaliar as ações do dia 9 de maio e traçar as estratégias para a mobilização em conjunto com as centrais sindicais no “Ocupa Brasília”, em 24 deste mês.