Cobrapol e ADPJ tratarão de carreira única na Polícia Civil
Encontro entre as duas entidades nacionais da polícia é vista como um grande marco

Por Imprensa (quinta-feira, 3/10/2019)
Atualizado em 3 de outubro de 2019

Uma reunião entre a Confederação Brasileira dos Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol) e a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Judiciária (ADPJ) será decisiva para o consenso das entidades sobre a carreira única na Polícia Civil. O encontro está marcado para o dia 8 de outubro em Brasília.

O presidente da Cobrapol, André Luiz Gutierrez, destaca que a Polícia Civil do Brasil precisa se renovar ao destacar a polêmica dos delegados com o Projeto Oficial de Polícia Civil (OPC) em Sergipe e também no Ceará. De acordo com o dirigente nacional, a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e os Secretários de Segurança Pública estão esperando o resultado dessa reunião, que é um marco para a instituição policial.

“Estamos entrando desarmados de egos e de interesses pessoais. É uma reunião que deverá sair a concordância para o modelo de polícia, que criará a Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis. A proposta oferece aos cidadãos o que eles mais precisam, que é o atendimento da polícia investigativa e que isso se transforme em segurança para o cidadão. O nosso objetivo é uma carreira única, com entrada única”.

O dirigente da Cobrapol adianta que a partir dessa reunião, a Polícia Civil deve se unir e crescer ou se dividirá, “e todos irão ser lembrados somente nos livros de história”.

A reunião contará com a presença das federações, que fazem parte da Cobrapol.  O 1º Secretário do Sindpol e dirigente da Confederação, Bartolomeu Rodrigues, explica que a Lei Orgânica versa sobre carreira única, ou seja, o ingresso pela base. “Todos os estados, que estão se engajando e discutindo a aplicação do projeto da Lei Orgânica, esperam com expectativa o resultado desse encontro”, destaca.