Cobrança de empréstimos consignados a servidores foi falha de empresa terceirizada

Por Imprensa (quarta-feira, 1/06/2016)
Atualizado em 1 de junho de 2016

Governo informou que problema foi resolvido e estuda criar um decreto

Depois das cobranças recebidas pelos servidores estaduais que fizeram empréstimo consignado (diretamente descontado da folha salarial) com a Caixa Econômica Federal, o governo do estado, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), informou que a cobrança indevida foi ocasionada por uma falha técnica da empresa terceirizada.

A empresa Neoconsig é contrata do Estado para administrar os empréstimos do funcionalismo estadual. As cartas de cobranças chegaram para quase sete mil servidores alagoanos, que ficaram indignados com a cobrança já que o dinheiro estava sendo descontado em folha.

De acordo com a Seplag, a falha técnica foi solucionada e será normalizada já a partir da folha de maio/junho.

O secretário de Estado do Planejamento e Gestão, Christian Teixeira, afirma que está tomando providências preventivas a respeito do caso. A Seplag está preparando um decreto que proíbe, por exemplo, que os bancos façam a cobrança aos servidores, visto que o contrato de empréstimo é firmado entre o Estado e as instituições financeiras.

Quanto à reclamação de que só a Caixa Econômica Federal está realizando este tipo de operação com os funcionários estaduais, Christian Teixeira adiantou que está fazendo contato com outros bancos. “É importante para nós que este leque se amplie, havendo uma concorrência maior e possibilitando a redução das taxas cobradas pelas instituições financeiras”, pontuou o secretário.

A Secretaria do Planejamento e Gestão esclarece ainda que quaisquer informações referentes a repasse de valores devem ser tratadas com a Secretaria de Estado da Fazenda.

CadaMinuto com informações da Assessoria.