Candidato a governador de Alagoas Basile destaca a importância do Bate Papo para fortalecer a democracia

Por Imprensa (quarta-feira, 26/09/2018)
Atualizado em 26 de setembro de 2018

A Frente Estadual pela Segurança Pública (FESP) realizou o Bate Papo com o candidato a governador Basile Georges Campos, do PSOL, e sua vice Danúbia Barbosa na sede do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol), nesta quarta-feira (26).

O candidato a governador conheceu os problemas enfrentados pelos profissionais de segurança pública e apresentou suas propostas no Bate-Papo. O debate foi rico para o candidato obter conhecimento na área da segurança pública. Basile destacou a importância do Bate Papo como um espaço democrático, sendo mais importante do que a própria eleição.

O presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, ressaltou a situação de extrema pobreza da população alagoana e sua vulnerabilidade à violência. Destacou que uma das principais preocupações da Frente é com a gestão financeira do Estado. “Cada Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) custou R$ 1,8 milhão. Em pouco tempo, o CISP apresentou infiltrações nas paredes, no teto e nos banheiros, problemas nas fechaduras das celas, além disso a localidade é longe da população carente”, informou.

“Os CISPs não estão dentro da cidade, como ficavam as delegacias. Para quem passa em frente ao CISP, ilude-se com o prédio, que não funciona. Por conta da distância, a população deixa de registrar as ocorrências de furtos e roubos. Também não há uma política de motivação para os policiais civis investigarem e de combaterem os homicídios”.

O vice-diretor de Comunicação, Vicente Higino, relatou que o governo não tem política de planejamento estratégico na área da segurança pública. Revelou que cada governo sempre modifica a identidade visual da instituição para criar uma falsa ilusão de algo novo que estaria sendo implantado.

O presidente do Sinsdal, Clayberson Ferraz, denunciou a falta de efetivo, o risco de acesso aos dados da população que estão ‘nas mãos’ de uma empresa terceirizada. Destacou que os trabalhadores do Detran realizaram uma greve, mas continuam em uma “mesa eterna” de negociação, que não concretiza uma proposta de melhoria salarial à categoria.

Basile agradeceu as informações. Destacou que uma de suas propostas é o orçamento participativo, ou seja, dar transparência nas finanças, com realização de audiências públicas para que a população possa decidir sobre o direcionamento dos recursos financeiros do Estado. “Fazer o debate com a população para que ela diga quais as propostas para os serviços públicos, como a Segurança Pública, e quais os investimentos necessários.

A candidata a vice-governadora Danúbia destacou que é preciso investir na qualificação do policial, citando como exemplo, o combate aos crimes virtuais. A candidata revelou que o debate fortalece a democracia e agradeceu a iniciativa da Frente.

Basile disse ainda que Alagoas sempre falhou em todas as áreas. “Isso é um problema, não apenas da Polícia Civil, mas de todas as áreas”. O candidato ressaltou que seu projeto político enfoca a saúde, educação, segurança e moradia.

Canal do Sindpol Alagoas no Youtube
Assista o Bate Papo com o Basile no Canal do Sindpol Alagoas no Youtube pelos links: