Campanha vai orientar motoristas sobre o uso da cadeirinha para crianças

Por Imprensa (sexta-feira, 30/04/2010)
Atualizado em 30 de abril de 2010

SMTT alerta que a fiscalização começa a partir do dia 9 de junho

O uso da cadeirinha para as crianças menores de dez anos andarem de carro é obrigatório e vai ser fiscalizado a partir de junho deste ano. Na próxima segunda-feira, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) vai lançar uma campanha para conscientizar os motoristas sobre a resolução, que visa evitar mortes em acidentes de trânsito.

A campanha da SMTT vai ser lançada às 11h, em frente à Escola Criar e Recrear, no bairro do Farol. A diretora de Educação para o Trânsito, Caroline Machado, explica que as ações começam com a conscientização dos motoristas, em blitze educativas e ações de conscientização. Essas ações vão acontecer até o dia 7 de junho e, a partir do dia 9 de junho, o órgão vai passar a fiscalizar a medida.

O equipamento deverá ser utilizado pelos veículos que transportam crianças menores de 10 anos. A medida segue a resolução 277/2008  do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que dispõe sobre o transporte de menores e o uso do dispositivo de retenção em veículos, foi especificado o bebê conforto para as idades de 0 a 1 ano, a cadeirinha de 1 a 4 anos e o assento especial a partir de 4 a 7 anos e meio de idade. Crianças acima dessas faixas já podem por o cinto de segurança.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, artigo 168, a penalidade para os condutores que não se adequarem ao uso do equipamento é a perda de 7 pontos na carteira, considerada infração gravíssima, sujeita inclusive a retenção do veículo.

Para o superintendente da SMTT, Jorge Coutinho, a importância dessa iniciativa se dá ao fato de evitar graves situações de acidentes. Segundo ele, hoje os Estados Unidos e países da Europa conseguiram reduzir em até 70% as seqüelas por acidentes e também salvar vidas.

Com assessoria.