Carregando
(82) 3221.7608 | 3336.6427

Aprenda a reduzir a quantidade de açúcar da sua dieta

Por Imprensa (terça-feira, 23/02/2016)
Atualizado em 23 de fevereiro de 2016

Não importa se você está ou não de dieta, a ingestão exagerada de açúcar pode influenciar de forma bastante negativa no funcionamento do seu organismo. Um estudo feito pela Escola de Medicina da Universidade de Stanford (Stanford University School of Medicina), nos EUA, descobriu que algumas doenças, dentre as quais se destaca a diabetes, estão diretamente ligadas ao consumo de açúcar, independente do peso e do estilo de vida do indivíduo.

Sem contar que o consumo de açúcar pode ser tão prejudicial quanto o abuso de álcool e cigarro, de acordo com um artigo publicado por médicos na revista científica “Nature”, e divulgado no Programa Bem Estar, da rede Globo.

O ‘Cadê Meu Tanque?’ separou 7 dicas muito bacanas para quem quer reduzir a quantidade desse alimento nas dietas, seja para motivos estéticos ou para manter-se mais saudável.

1. Elimine todo tipo de refrigerantes e sucos de caixinha;

É uma medida super eficiente, principalmente para quem é viciado. Estudos apontam que uma única latinha de refrigerante todos os dias resulta no consumo de um quilo inteiro de açúcar no final de um mês.

Os sucos de caixinha têm mais conservantes, açúcares e corantes do que suco propriamente dito. Se estas forem as únicas opções disponíveis no momento, prefira água. Ah, e eu nem preciso falar daqueles suquinhos em pó, né?

P.S.: Utilizar versões ‘zero’ não são substitutos bacanas, pois os adoçantes inseridos podem ser ainda mais prejudiciais que o próprio açúcar.

2. Consuma mais frutas nas sobremesas

Sei que uma barra de chocolate é muito mais atraente do que uma maça ou uma laranja, mas pode ter certeza que as frutas são opções melhores para a sobremesa durante a semana. Pesquise sobre as propriedades de cada uma delas e consuma aquelas que você goste mais.

Nosso corpo sente a necessidade de açúcar, as frutas farão com que você não sinta tanta vontade de comer doce.

3. Evite alimentos processados

Alimentos como salsicha, presunto e mortadela tem uma quantidade muito grande de açúcares, mesmo tendo gosto salgado. Assim como o sal, o açúcar também é bastante utilizado como conservantes para esses tipos de alimentos. Leia atentamente os rótulos daquilo que você consome e muito cuidado para não ser enganado com propagandas falsas.

Você já parou pra pensar porque esses alimentos são tão ‘brilhantes’? É papel do açúcar deixá-los assim.

4. cuidado com as colheradas de açúcar

O açúcar adicionado aos cafés, chás, sucos e tantas outras bebidas pode resultar em um verdadeiro perigo para a saúde. O ideal é tentar acostumar-se aos sabores originais dessas bebidas. De acordo com a nutricionista Maria Fernanda, nosso paladar consegue se adaptar a determinados sabores e tende a rejeitar o que é diferente. Segundo ela, com o tempo você se acostuma.

5. Utilize chicletes sem açúcar

Quando surge aquela vontade muito grande de comer coisa doce, a dica é utilizar de chicletes sem açúcar para tentar esquecê-la. O sabor e a mastigação acabam enganando o desejo em muitas pessoas.

P.S.: Não masque chiclete de estômago vazio, pois isso leva à produção de ácido gástrico e pode desencadear uma gastrite;.

6. Cuidado com os fast-foods

É comum pensarmos que as saladas dos fast-foods são uma maravilha só por ser salada e que podemos comer durante a dieta. Assim como a maioria dos alimentos industrializados, as opções ‘leves’ também são ricos em conservantes e açúcares (Sem falar que provavelmente não são orgânicos).

É muito difícil as lanchonetes utilizarem temperos naturais em suas receitas. E para completar, as bebidas que acompanham também são ricas em açúcares. Resumindo: ESQUEÇA.

7. Tente comer em casa ou leve sua comida com você

Quando fazemos nossas refeições na rua ou no local de trabalho/estudo, acabamos comendo demais pois priorizamos os melhores restaurantes em relação ao nosso paladar. E é claro que você não tem ideia de como aquela comida foi feita, né?

Como nem sempre eu estou em casa durante as refeições, ‘marmitar’ virou verbo constante na minha vida. Eu costumo preparar minhas próprias comidas e colocar nos recipientes conforme as necessidades diárias. Lembrando que são 6 refeições (café, lanche, almoço, lanche, jantar e ceia).

Todas essas dicas tem me mantido focado durante minha perda de peso e espero que também ajudem vocês.

Por: Erick Balbino

http://7segundos.ne10.uol.com.br/index.php/noticia/2015/08/12/aprenda-a-reduzir-a-quantidade-de-acucar-da-sua-dieta

acucar

 

Compartilhe essa notícia

Comentários

Faça agora seu Recadastramento
e fique informado

© Copyright 2001 - 2024 | SINDICATO DOS POLICIAIS CIVIS DE ALAGOAS