Aposentado relembra a luta pela valorização da Polícia Civil após a extinção da Guarda Civil

Por Imprensa (quarta-feira, 19/07/2017)
Atualizado em 19 de julho de 2017

O policial civil aposentado José Miguel de Melo fez parte da Guarda Civil. Ele entrou no Estado 1963 e se aposentou em 1981. De acordo com ele, a Guarda Civil era a polícia de elite da época. Quando foi extinta em 1970, a preocupação dos profissionais era com o futuro.

A luta do ex-guardas civis é pela criação da Polícia Civil, que só veio se consolidar em 1975 quando governo institui os cargos da estrutura da Polícia Civil do Estado de Alagoas.

José Miguel de Melo lembra que foi vice-presidente da Associação da Guarda Civil de Alagoas na gestão do Mário Pedro dos Santos, que mais tarde se tornou o Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas.

“A Guarda Civil era uma polícia atuante e honesta. Vivíamos do salário medíocre que ganhávamos. Com a evolução do tempo, houve crescimento da categoria, os policiais se aperfeiçoaram”, revela, destacando a importância da luta do Mário Pedro, Zé Carlos, Carlos Jorge e Josimar para consolidação das conquistas da categoria.

Após ser aposentado, José Miguel foi convidado para ser subdelegado nas cidades da região do Sertão, como também em União dos palmares. “Tenho muita saudade do companheirismo. Éramos muito amigos”, descreve ao se referir aos colegas de trabalho.